O PL ficou com a vaga porque o suplente do Podemos não atingiu quociente mínimo

Quem irá ocupar a cadeira deixada pelo deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) na Câmara dos Deputados é o pastor Itamar Paim (PL-PR), que recebeu 47.052 votos.

A razão pela qual o Podemos perdeu a cadeira é que seu primeiro suplente, Luiz Carlos Hauly, obteve apenas 11.925, inferior ao quociente mínimo previsto pela legislação eleitoral.

Paim atua como pastor na Igreja do Evangelho Quadrangular do Paraná. Em seu perfil nas redes sociais, ele se define como um defensor da vida e da família.

Assim que for nomeado, o novo deputado paranaense será o 100 parlamentar do Partido Liberal, se posicionando como o maior partido na Casa de Leis e reforçando o time da oposição.

SOBRE A CASSAÇÃO

Em 16 de maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu cassar Dallagnol com base na Lei da Ficha Limpa. Os ministros concluíram que a candidatura do ex-procurador da República, que coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, foi irregular.

Nesta terça-feira (6), a Câmara dos Deputados declarou a perda de mandato do deputado paranaense que foi eleito com quase 345 mil votos.

Por portal Novo Norte