Compromisso assumido em Brasília com os empresários tem como objetivo manter o Plano Diretor da Infraero
Ainda pairando no ar as ameaças do governador do Estado do Espirito Santo, Paulo Hartung (MDB), de incluir o aeroporto de Linhares e agora, também, o Santos Dumont, ou tirar o aeroporto de Macaé do pacote de concessões para a iniciativa privada, os empresários das instituições que estiveram com o governador Luiz Fernando Pezão e com o presidente Michel Temer, em Brasília, devem receber no próximo dia 19 de julho, o Secretário de Aviação Civil Dario Rais Lopes.
A visita foi confirmada na sexta-feira (13) pelo presidente da Comissão Municipal da Firjan, Evandro Cunha, ao afirmar que a programação está sendo ultimada e o convite para as autoridades e empresários começaram a ser feitos.
Durante a visita ao município, o Secretário de Aviação Civil deverá fazer uma explanação sobre o edital no qual foram inseridas as reivindicações relacionadas aos aeroportos de Vitória e Macaé, previsto para serem concedidos a alguma empresa privada até o final do ano. Mesmo assim, o governador do Espirito Santo Paulo Hartung, continua ameaçando até entrar na Justiça para, se for o caso, tirar do pacote o Aeroporto de Macaé que, segundo ele, é deficitário para a Infraero, o que não acontece com o aeroporto de Vitória.
O Secretário de Aviação Civil que esteve com os empresários macaenses no Palácio Guanabara, a convite do governador Luiz Fernando Pezão e do deputado Christino Áureo, também participou do encontro entre a comitiva macaense e o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, quando foi feita a entrega do manifesto elaborado para justificar a permanência do aeroporto de Macaé no pacote. Estiveram presentes, ainda, os ministros Moreira Franco (Minas e Energia), Elizeu Padilha (Casa Civil), Valter Casimiro (Transportes), deputado estadual Christino Aureo e a deputada federal Soraya Santos, e todos confirmaram a permanência do aeroporto de Macaé no pacote de concessões e, ainda, o pedido para a construção de uma nova pista de 1.500 metros.
A chegada do Secretário de Aviação Civil, Dario Rais Lopes ao aeroporto Santos Dumont está prevista para as 9h e ao meio dia, estará em Macaé. Depois de um almoço reservado, ele se deslocará para o auditório do Sesi, no bairro Botafogo, onde, no auditório, fará um workshop, junto com os empresários, a exemplo do que ocorreu dia 15 do mês passado em Vitória, ocasião em que o governador capixaba fez as ameaças que mobilizou os macaenses, elaborando um manifesto expondo as razões da permanência do aeroporto de Macaé no pacote de concessões.