Conexão UFRJ fará entrevistas em vídeo com Roberto Medronho e Vantuil Pereira, em parceria com a Rádio UFRJ. Participe!
O especial Eleições UFRJ 2023, do Conexão UFRJ, o site de notícias da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entrevistará ambos os candidatos a reitor da instituição: Roberto Medronho, da chapa UFRJ para Todos, e Vantuil Pereira, da Redesenhando a UFRJ. A iniciativa é da Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM), com a parceria da Rádio UFRJ. O movimento é mais uma possibilidade de estudantes, técnicos-administrativos e professores conhecerem as chapas para o voto consciente quando forem às urnas, entre 25 e 27/4.
Por isso, queremos saber: o que você perguntaria aos candidatos a reitor? A sua dúvida pode ser a de muitas outras pessoas. Então, envie sua pergunta até 2/4, pelo formulário online e participe!
Os candidatos terão até um minuto e meio para responder a cada pergunta. As entrevistas durarão cerca de 25 minutos e serão gravadas em vídeo, sem cortes, no dia 4/4. Elas serão liberadas simultaneamente no mesmo dia no canal do YouTube da UFRJ, e a versão transcrita estará no Conexão UFRJ. Já a Rádio UFRJ organizará um programa especial com os principais pontos abordados nas entrevistas com os candidatos. Acompanhe no site da Rádio ou no seu aplicativo de podcast favorito.
Para Sergio Duque Estrada, superintendente-geral de Comunicação Social da UFRJ, todos saem ganhando com a iniciativa: “A nossa Universidade e a sociedade poderão conhecer um pouco mais os candidatos a reitor da maior universidade federal do país. Quem ganha somos todos nós: estudantes, técnicos-administrativos, professores e, claro, a comunidade externa. Com essa parceria envolvendo a SGCOM, que conduz o Conexão UFRJ, e o Núcleo de Rádio e TV (NRTV), que coordena a Rádio UFRJ, esperamos que seja um tempo de ouvirmos as propostas e as pessoas possam votar na chapa que melhor representa aquilo em que elas acreditam para que a nossa Universidade continue sendo celeiro de excelência em ensino, pesquisa e extensão”.
Segundo Marcelo Kischinhevsky, diretor da Rádio UFRJ, o momento é de aprofundar questões de interesse de servidores, estudantes e trabalhadores terceirizados. “As entrevistas dos candidatos à Reitoria são uma oportunidade para a comunidade acadêmica conhecer mais detalhadamente as propostas de cada chapa, para além das disputas que caracterizam os debates públicos e às vezes levam a simplificações, oposições binárias. Ao mesmo tempo, fortalecem o papel de mediação exercido pelos veículos de comunicação da Universidade, como o Conexão UFRJ e a Rádio UFRJ. É muito estratégico que possamos cada vez mais nos ouvir e ampliar a transparência dos processos decisórios, em tempos tão difíceis, marcados pela desinformação e pelo negacionismo”, afirma.
Debate cancelado
Além dos seis debates organizados pela Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP), a SGCOM organizaria um último debate no dia 24/4, véspera do início da eleição, com os candidatos, como chance para aqueles que continuassem com dúvidas sobre o voto. Entretanto, a chapa UFRJ para Todos não aceitou participar e explicou: “A chapa avaliou que, na véspera da eleição, os eleitores já teriam seus votos definidos e, portanto, este debate não teria contribuição a dar na escolha a ser feita”. A SGCOM, então, decidiu, em reunião no dia 29/3, cancelar o encontro.
O Conexão UFRJ fará cobertura dos debates realizados pela CCP, com os destaques dos encontros entre as chapas, que começam na próxima quarta-feira, 5/4, às 16h, no Centro Cultural Horácio Macedo (Roxinho), no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), no campus Cidade Universitária. O debate será transmitido ao vivo no canal da UFRJ no YouTube.
Os candidatos a reitor
Roberto é professor titular da Faculdade de Medicina (FM). Hoje coordena o Laboratório de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis. É também doutor e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Graduado em Medicina pela UFRJ, o pesquisador fez residência médica em Medicina Preventiva e Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em Pediatria pelo Hospital Federal da Lagoa (HFL). Foi diretor da FM de 2011 a 2020 e coordenou o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 da UFRJ (GT-Coronavírus). Veja currículo completo.
Vantuil é professor associado do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH). Atualmente decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), possui pós-doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É doutor e graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi diretor do Nepp-DH entre 2012 e 2021, onde desenvolveu pesquisas sobre questões raciais no Brasil e políticas públicas. Na UFRJ, também foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Veja currículo completo.
Por Conexão UFRJ