Em entrevista, Zarattini afirmou que as Forças Armadas devem se concentrar na segurança territorial e na soberania nacional, e não na Segurança Pública.
Liderados pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP), parlamentares petistas iniciaram a busca de apoio e coleta de assinaturas para uma PEC que propõe alterar o artigo 142 da Constituição. O objetivo é transferir a responsabilidade da Garantia da Lei e da Ordem das Forças Armadas para os órgãos de Segurança Pública.
Além disso, a proposta prevê que os militares devem se aposentar caso tenham aspirações políticas e decidam concorrer em eleições. Em entrevista ao Radar da revista Veja, Zarattini afirmou que as Forças Armadas devem se concentrar na segurança territorial e na soberania nacional, e não na Segurança Pública.
Ele também criticou a atuação dos militares na Favela da Maré, no Rio de Janeiro, afirmando que as operações foram ineficazes e que as milícias continuam a controlar a região. A proposta não foi bem recebida pelos militares, como mostrou a edição da revista VEJA.
O ex-presidente Lula e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, conversaram para tentar acalmar a situação e evitar atritos. A intenção é manter os militares tranquilos, afastando o bolsonarismo do foco político e gerando ganhos para o presidente. Zarattini se comprometeu a intervir.
Com informações da Coluna Radar de Veja.
Por Portal Novo Norte