Com cerca de 70 eventos distribuídos em todos os meses do ano, a Secretaria Adjunta de Turismo de Macaé lançou, nesta segunda (07), o Calendário de Eventos da cidade para 2023. A ideia é fomentar o turismo de lazer no município, que já tem um turismo de negócios muito forte por conta do setor offshore.

“Macaé tem todo o potencial e infraestrutura para avançar muito mais na questão do turismo. A gente tem o segundo maior polo hoteleiro do estado, um polo gastronômico maravilhoso, um destino lindo e temos condição de criar grandes eventos na cidade para atrair muitas pessoas. O calendário apresentado é muito robusto em todas as áreas. Isso traz previsibilidade para que a hotelaria possa vender, para que a gastronomia possa se preparar. O governo municipal tem um compromisso de investir em turismo”, comentou o prefeito Welberth Rezende.

Léo Anderson, secretário de Turismo, destacou a variedade de eventos previstos no calendário. “O calendário está bem recheado. São quase 70 eventos distribuídos entre atividades religiosas, gastronômicas, agropecuário, empresarial, tem eventos para todos os gostos. E com um calendário anual temos a possibilidade de promover o destino com os hotéis planejando as vendas e turistas se planejando para visitar o município. Esse calendário tem o potencial de qualificar o capital em circulação em Macaé, reduzir a sazonalidade da rede hoteleira e trabalhar a inclusão social, sem falar em emprego e renda”, destacou.

Guilherme Abreu, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ) e que já foi presidente do Macaé C&VB disse que a iniciativa é um sonho do trade local se tornando realidade. “O trade turístico ganha 100% com um calendário organizado e sendo lançado no início do ano. Isso dá possibilidade dos turistas e visitantes se organizarem para vir para os eventos e aproveitar as belezas que Macaé oferece. Ver esse sonho hoje nascer, fico muito feliz. Só assim teremos um turismo organizado e pujante em Macaé e região”, concluiu.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol Marco Navega destacou a influência regional que um calendário de Eventos de uma cidade como Macaé pode exercer. “Quando a cidade cria um calendário de eventos, está sinalizando para o turista que ele pode ir para a cidade em qualquer um dos 12 meses do ano com atividades. Isso que gera a vontade nas pessoas de sair de casa e visitar esses lugares. Macaé é uma cidade polo e fatalmente qualquer movimentação na cidade acaba gerando transbordo para os municípios vizinhos”, acredita.

Confira o calendário de eventos: