O cacique Serere Xavante, preso por ordem do Ministro Alexandre de Moraes, sofreu uma parada cardiorrespiratória no presídio da Papuda, no DF. A informação foi divulgada pela esposa do indígena, Sueli Xavante, em um vídeo que circula nas redes sociais. “Eu temo que venha acontecer alguma coisa, que ele venha a falecer dentro do presídio”, disse Sueli.
O fato foi noticiado por vários portais de notícias ainda na noite de quarta-feira (3) e a suposta morte do cacique já foi desmentida.
Serere tem diabetes e precisa de uma dieta especial. Ele está na cadeia desde o dia 12 de dezembro de 2022 por, supostamente, liderar atos de vandalismo em Brasília e proferir “ameaças” contra ministros do STF e TSE.
A deputada federal eleita Silvia Waiãpi lamentou o fato e levantou a suspeita de envenenamento. “Um Guerreiro como Tserere Xavante gozando de perfeita saúde jamais teria uma PCR… a não ser se fosse envenenado ou eliminado!”, escreveu em sua conta no Twitter. A parlamentar amapaense é indígena e tenente do Exército Brasileiro.
A Diretoria de Inteligência Penitenciária emitiu nota sobre o caso. “Esta DIP verificou e, até o horário de 21:48 do dia 3 de janeiro de 2023, o interno está em perfeitas condições de saúde”, comunicou o órgão. “O custodiado recebeu quatro atendimentos da equipe de saúde desde sua chegada no sistema penitenciário, inclusive com tratamento realizado nos costumes indígenas.”
Veja o vídeo:
Por Portal Novo Norte