Pasta será recriada por Lula, que fez a promessa em setembro
O novo Ministério da Pesca no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá ter um orçamento de R$ 200 milhões só para 2023. O valor é 950% maior do que os R$ 19 milhões que a Secretaria da Pesca teve neste ano, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com o colunista do Metrópoles Guilherme Amado, as informações são de Altemir Gregolin, coordenador do grupo técnico da Pesca na transição e cotado para voltar a comandar a pasta.
O Ministério da Pesca será recriado – assim como as pastas da Cultura, dos Esportes e das Cidades – e terá quatro secretarias, estrutura que funcionou até 2015, na gestão Dilma Rousseff (PT). De acordo com Gregolin, no entanto, o órgão contará com 40% cargos a menos.
As secretarias da Pesca serão: de Aquicultura; de Pesca Artesanal; de Pesca Industrial e Indústria do Pescado; e de Registro, Monitoramento, Pesquisa e Estatística.
A promessa de recriar o Ministério da Pesca foi feita por Lula desde setembro.
– Quero dizer aos pescadores que nós vamos recriar o Ministério da Pesca, porque é uma vergonha um país que tem 8 mil quilômetros de costa marítima, que tem 12% de água doce do mundo, a pesca estar ligada ao Ministério da Agricultura – disse o então candidato à Presidência.
Por Portal Novo Norte