Acessar o mercado de trabalho como temporário tem se tornado uma alternativa para trabalhadores que buscam uma recolocação profissional. De acordo com a Associação Brasileira de Trabalho Temporário (ASSERTTEM), o número é crescente e deve ultrapassar as 630 mil vagas no terceiro semestre de 2022, um aumento de 12% nas contratações temporárias nos meses de julho, agosto e setembro, em relação ao mesmo período de 2021.
Entre os setores que mais contratam nessa modalidade estão a indústria, serviço e comércio. Em Itajubá, na região Sul de Minas Gerais, a contratação de temporários já é uma realidade.
“A região do Sul de Minas é conhecida pela cultura do café e que necessita de mão de obra para atender a demanda durante o período da safra. “Dentro da cadeia produtiva do café existem diversas oportunidades para trabalhadores temporários. Com a contratação nessa modalidade, as empresas têm suas necessidades atendidas e mais pessoas conseguem se manter ativas no mercado de trabalho”, explica Leonardo Bonafé, gerente da Employer, agência de Recursos Humanos.
O executivo explica que o temporário, do ponto de vista do contratante, garante a qualidade, assiduidade e segurança. “O contratante se preocupa com aquilo que é fundamental para o seu negócio, sem a necessidade de dedicar sua energia para questões administrativas ou rotinas de RH, focando apenas no seu negócio”.
RESULTADO 1º SEMESTRE
Entre janeiro e junho deste ano foram geradas 1.322.200 vagas temporárias, uma ligeira queda de 4,6% em relação do mesmo período de 2021, quando foram abertas 1.385.989. Segundo a ASSERTTEM, a seca, inflação e a guerra entre Rússia e Ucrânia foram fatores que impactaram os resultados das contratações do 1º semestre.
“A ASSERTTEM tem se mantido cautelosa e atenta ao cenário mundial. Por isso, comemoramos o resultado expressivo alcançado entre janeiro e junho deste ano em relação à geração de vagas temporárias. E temos perspectivas positivas para o 2º semestre de 2022”, conclui o presidente da associação, Marcos de Abreu.
COMO CADASTRAR CURRÍCULO
O BNE é um site de currículos que atua em todo o Brasil há mais de 20 anos conectando empregadores e trabalhadores. Para cadastrar seu currículo no Banco Nacional de Empregos é necessário acessar o link https://www.bne.com.br/suldeminas e completar seu cadastro, logo após buscar sua vaga desejada e fazer sua inscrição.
Por Ana Cunha/ Jornalismo e Conteúdo