A Secretaria municipal de Saúde abriu nesta sexta-feira (24) protocolo de investigação de dois casos suspeitos de infecção por variante Ômicron da Covid-19.
A investigação foi iniciada após a Secretaria Estadual de Saúde encaminhar, nesta sexta, notificação de suspeita da variante identificada por exames realizados por laboratório particular.
Os dados sobre os pacientes que testaram positivo para a Covid-19 com indicação para a variante Ômicron estão sendo mapeados pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria municipal de Saúde.
Nos próximos dias, novo material dos pacientes será coletado pela Saúde e enviado ao LACEN, laboratório do governo do Estado que realiza estudos sobre variantes da Covid-19 junto aos pesquisadores da Fiocruz.
De acordo com a Secretária municipal de Saúde, Liciane Furtado, a identificação da nova variante reforça as ações já realizadas pelo município de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
“Somos hoje a cidade com o menor índice de letalidade e com baixo índice de novos casos de infecção por Covid-19. Apenas 1% dos casos de síndrome gripal registrados por nossas unidades foram positivos para o Coronavírus. Seguimos em alerta, mantendo atendimento, testando os casos suspeitos e encaminhado para o isolamento. O mais importante neste momento é conscientizar a população da necessidade de se manter o uso das máscaras, higienizar as mãos e completar o esquema vacinal contra a Covid-19”, afirma Liciane.
A Secretaria municipal de Saúde mantém a parceria junto ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para o mapeamento de novas variantes da Covid-19 em circulação no município.Através do Laboratório do Projeto Covid-19, a Saúde reforçará o mapeamento e identificação de novos casos da variante Ômicron.