O Assistente Social macaense Jorge Luis da Silva Ramos, que atua também como Coordenador da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, acaba de ser eleito Presidente da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (ANFIBRO). A eleição para a composição da nova Diretoria e Conselho Fiscal para a Gestão 2021/ 2025 aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro.
A ANFIBRO é uma Associação Nacional, juridicamente instituída em abril de 2019 e tem por finalidade agregar e representar pessoas com Fibromialgia e Doenças Correlacionadas, seus familiares e afetos, buscando a melhoria da qualidade de vida, através de aquisições de direitos.
Segundo o presidente Jorge, as propostas da nova Diretoria eleita são as seguintes: viabilizar programas, projetos, serviços e ações em parceria com instituições públicas/privadas; possibilitar atividades que resultem no levantamento de fundos para atender demandas, bem como o incentivo de doações a ANFIBRO; desenvolver um Calendário Oficial de Eventos com datas alusivas, atividades de formações, capacitações, audiências públicas, congressos, seminários e campanhas; além de dialogar permanentemente, sobre o papel e a importância da participação voluntária nas atividades da ANFIBRO; e fomentar a parceria com outras associações afins, visando fortalecer vínculos de atividades que beneficiem fibromiálgicos.
Por outro lado, a instituição visa ainda estimular e incentivar a pactuação de lideranças atuantes ao alcance da efetivação de políticas públicas para pessoas com Fibromialgia, Lúpus e doenças correlacionadas; firmar parcerias com Associações Médicas, Laboratórios e Farmácias para obtenção de aquisições de serviços e produtos acessíveis; e fomentar a criação de Programas de Cuidados e Atenção para pessoas com Fibromialgia.
Jorge Luis da Silva Ramos possui formação de Assistente Social, com Pós-graduação em gestão empresarial, saúde mental e psicossocial.