Foto: Divulgação

O intuito da formação é refletir sobre como melhorar o desenvolvimento integral das crianças através da bicicleta

A bicicleta é uma ferramenta divertida e eficaz para melhorar o desenvolvimento da criança de forma integral e promover cidades mais humanas e saudáveis. Ao mesmo tempo que é considerada uma ferramenta para o lazer e exercício físico, a bicicleta oferece um vasto campo de possibilidades para a realização de atividades educativas. Por meio dela é possível potencializar a evolução motora, cognitiva e afetiva na infância, além de propiciar estímulo do equilíbrio, ritmo e coordenação dos movimentos.

Sabendo desses benefícios e tantos outros, o Instituto Aromeiazero junto à Ocyan, desenvolve na cidade de Macaé, durante às terças-feiras de novembro (exceto no dia 02/11) a partir das 19h, a Jornada Para Multiplicadores, uma formação online e gratuita do Rodinha Zero, que tem como objetivo sensibilizar e formar multiplicadores para que mais instituições utilizem a bicicleta em suas atividades pedagógicas.

A Jornada, que faz parte do projeto Pedala Macaé, irá abordar 4 temas principais: 1. Cidadania e Território Educador; 2. Saúde, Meio Ambiente e Bicicleta; 3. Mobilidade, Trânsito e Segurança; 4. Mobilização no Território. Para cada um deles foi convidado um especialista no assunto que irá realizar a aula ao vivo. Os participantes terão um ambiente virtual para trocas, realização de atividades e suporte para dúvidas.

A formação gratuita é voltada para educadores, gestores, funcionários de escolas, organizações sociais pais e responsáveis e outros integrantes da comunidade escolar que atuem com as crianças e que tenham a possibilidade de multiplicar o conhecimento no seu território.

As aulas irão acontecer às terças-feiras, das 19h às 21h30, através da plataforma do Zoom e as inscrições poderão ser feitas até o dia 03 de novembro, através da página: https://bit.ly/JornadaDeMultiplicadoresPedalaMacae. No final da formação, os alunos irão receber um certificado de conclusão. Participe!

Sobre o Pedala Macaé

O programa Pedala Macaé, em parceria com a Ocyan, iniciou em 2021 com o objetivo de estimular a segurança do ciclista e o uso desse modal de transporte e mobilidade. A ação faz parte da nova Plataforma Socioambiental de Responsabilidade Social da Ocyan, que tem suas linhas de atuação voltadas para a promoção de ações de meio ambiente e desenvolvimento humano O projeto Pedala Macaé acontece em quatro etapas. A primeira delas foi o mapeamento de dados e de pessoas que atuam no mundo da bicicleta. A segunda etapa foi a campanha do “Bike Parada Não Rola”. A terceira etapa envolve o curso “Viver de Bike” e a quarta etapa é o desenvolvimento do “Rodinha Zero” na cidade.