Ilha do Frances - Foto Rui Porto Filho

Sustentabilidade, Ecologia e Preservação das belezas naturais de Macaé são enfatizados na Semana Mundial do Meio Ambiente, pelo Macaé C&VB

Celebrada entre os dias 5 e 9 de junho, a Semana Mundial do Meio Ambiente foi ressaltada pela instituição de fomento ao desenvolvimento econômico e turístico, Macaé Convention & Visitors Bureau. O município, que é considerado rico por natureza, reúne serra, mar, fauna, flora e vasta opções de esportes e passeios ao ar livre.

O objetivo da ação é plantar uma ‘sementinha do bem’ na população macaense, divulgando boas práticas de zelo e cuidado com a cidade, de forma geral. Desde o destino do lixo doméstico, até o comportamento de cada um nas ruas.

Nas redes sociais, os internautas serão estimulados a usar a #PreserveMacaé, nas postagens de fotos pelas paisagens do município e também nas ações sustentáveis individuais, pelos ‘stories’, ferramenta do Instagram.

“Nossa ideia é motivar os internautas a mostrarem nossas riquezas naturais de forma voluntária, Brasil afora, para aumentar o engajamento nas mídias e atrair turistas de lazer e aventura num futuro próximo de pós-covid. Além de reforçar nosso banco de imagens cedidas da cidade. Mas, sobretudo, ir além da data comemorativa. Lembrar a importância da preservação e do uso responsável dos recursos naturais. Afinal, cuidar do meio ambiente é antes de tudo pensarmos em nosso impacto na natureza”, afirmou, a jornalista Ana Menezes, gestora de conteúdo e marketing do Macaé C&VB.

Ao longo do mês de junho, a instituição divulgará dicas ecológicas e informações pertinentes ao tema, como por exemplo: uso consciente da água potável,  ideias de reciclagem fáceis em casa, tempo de decomposição de objetos lançados ao mar e leis estaduais e municipais que protegem praias e cachoeiras do famoso churrasco com os amigos na areia da praia, proibido de ser feito às margens.

Macaé – Serra e Mar no mesmo lugar

Macaé possui diversas belezas naturais, o município foi reconhecido como destino turístico na página Visit Brasil, no Facebook.  A divulgação foi registrada em inglês e espanhol e mostra o litoral de Macaé, com 23 quilômetros de costa, com várias praias para serem exploradas com a família e amigos.

O Arquipélago de Sant´Anna é um dos principais santuários ecológicos de Macaé e fica a oito quilômetros da costa, sendo formado pelas ilhas do Francês, Sant´Anna e Ilhote Sul. O local possui duas extensões de praia, com águas transparentes e areias claras

A Lagoa de Imboassica, apesar de tranquila, recebe bons ventos para a prática de kitesurf e de outros esportes náuticos, desde que não tenha motor. Também é um recanto excelente para caminhadas, passeios de bicicleta, patins e skates. É o ponto da cidade mais frequentado por turistas e moradores que apreciam um belo pôr do sol.

A Região Serrana é cheia de oportunidades para quem quer aproveitar as águas cristalinas das cachoeiras. Além das conhecidas quedas d´água do Sana, como as Cachoeiras do Escorrega, Sete Quedas e Mãe, Macaé oferece, ainda, outras opções. A do Roncador (Glicério), do Arranchadouro (Frade), Andorinhas (Cabeceira do Sana), Fortuna e do Salto (Córrego do Ouro), da Laje (Bicuda Pequena), Cachoeira de Glicério e Poço da Ciriaca (Glicério), entre outras.

Fontes de águas límpidas, árvores gigantes, riachos, profusão de plantas com as mais variadas formas, cores e perfumes, além de diversos animais, o Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia é considerado um santuário da natureza. O parque foi criado em 1995 e hoje é uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do estado, além de contar com trilhas que levam a paraísos perdidos, como a Cachoeira da Fortuna. Quem se interessar em curtir esse espaço pode seguir a estrada que liga Macaé a Córrego do Ouro. Para visitar o local, é necessário agendamento prévio pelo e-mail agendamento.atalaia@gmail.com ou pelo telefone (22) 99804-9710.

Além disso, Macaé é conceito A pelo segundo ano consecutivo, no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Possui a 2ª maior rede hoteleira do Estado, e uma gastronomia requintada de dar água na boca. Tanta riqueza e beleza assim, precisa ser preservada, ainda que explorada, com cuidado e respeito à mãe natureza.