O vereador Guto Garcia se posicionou contra o retorno das aulas em agosto

O parlamentar usa as plataformas digitais para expressar sua precupação sobre a volta às aulas em agosto

 

Novamente toma às redes sociais a discussão sobre a volta às aulas, prevista inicialmente para o mês de agosto. O assunto vem mobilizando tanto a comunidade acadêmica, como políticos e principalmente os pais de alunos. A questão é justamente o possível impacto que esta decisão poderá trazer em meio a uma pandemia que não dá trégua.

O Vereador Guto Garcia usa as plataformas digitais para expressar sua precupação como pessoa que trabalhou bem de perto na educação macaense, tendo atuado até bem pouco tempo como Secretário Municipal de Educação. “Somos contra a volta às aulas em agosto”, declarou o parlamentar, acrescentando que “as aulas só voltam com o aval do prefeito Aluízio e da Secretaria de Saúde, que certamente vão tomar esta decisão com toda segurança.”

 

Ele informou que na próxima segunda, dia 20, às 18h, haverá a audiência pública da Educação, mas que não vai discutir datas de retorno às aulas. “Essa reunião, para qual convido a todos, vai discutir assuntos pertinentes à Educação, como melhorias das aulas remotas, protocolos de segurança para quando houver o retorno, bolsa alimentação, ente muitos outros assuntos”, frisou Guto Garcia.

A preocupação geral no momento é que pandemia não acabou e é importante compreender a insegurança das famílias, dentro do atual contexto que ainda é muito frágil e indefinido. O retorno às aulas causará uma demanda enorme de pessoas nas ruas, saindo de suas casas para levar filhos nas escolas. Escola é o lugar do encontro. É lá que as crianças convivem, socializam e aprendem umas com as outras, com os professores e educadores. Portanto, seria impossível manter isolamento neste contexto. Por isso, o retorno às escolas deve ocorrer a seu tempo, de forma saudável e segura.