Projeto ‘Oficinas Musicais’ ganha evidência em Macaé

0
856

Através da música, o projeto promove saúde e bem-estar aos seus contemplados

Coordenado por Gunnar Taets, professor dos cursos de enfermagem e musicoterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé, o projeto de extensão universitária ‘Oficinas Musicais’, registrado junto ao Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) do Ministério da Educação (MEC) e no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da instituição, vem ganhando evidência em Macaé.

Frente ao cenário pandêmico, onde o isolamento social é a principal medida protetiva no combate à propagação do vírus, o ‘Oficinas Musicais’ vem realizando uma série de lives às quartas-feiras, das 17h às 18h30, dando continuidade aos seus trabalhos.

Segundo Gunnar, as ações do projeto visam por meio da música, promover saúde, bem-estar e o desenvolvimento da aprendizagem, criatividade e cidadania aos seus contemplados, como pacientes em estado grave e, familiares, acompanhantes, internados em unidades de terapia intensiva e pacientes em cuidados paliativos internados na enfermaria do Hospital Irmandade São João Batista, ambos na cidade.

“Além disso, pacientes com câncer, e familiares, em tratamento ambulatorial no Centro Municipal de Oncologia do Hospital Irmandade São João Batista, idosos institucionalizados residentes na Casa do Idoso São João Batista de Macaé, estudantes do ensino fundamental e ensino médio com idades entre 6 e 17 anos, em uma escola do Rio de Janeiro e, ainda, dependentes químicos e, familiares, em tratamento no Educandário Social Lar de Frei Luiz, no Rio de Janeiro”, ressalta.

Fundado em 2012 por Leila Bergold, também professora de enfermagem e musicoterapia da instituição, o projeto, que vem sendo dirigido por Gunnar desde 2016, conta ainda com a participação de universitários, docentes e servidores das instituições que compõem o pólo da Cidade Universitária de Macaé, sendo essas, UFRJ, Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e a prefeitura.

Além de professor, Gunnar Taets é cantor lírico pela Ordem dos Músicos do Brasil, enfermeiro pós-graduado em Música/Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, PhD em Ciências da Saúde, possui doutorado em Ciências e pós-doutorado em Biofísica, mestrado em enfermagem, MBA em pedagogia e psicopedagogia empresarial, pós-graduação em Terapia Intensiva, Oncologia, Estomaterapia, Cardiologia, Biologia Molecular e Dependência Química.

“O projeto ‘Oficinas Musicais’ é aberto para todos os moradores da cidade, desde que sejam maiores de 18 anos e, os participantes do mesmo, também participam do Coral da Cidade Universitária que também é aberto para participação de todos os cidadãos de Macaé e região”, pontua o professor.

Para participar das lives do ‘Oficinas Musicais’ às quartas-feiras, basta acessar o instagram pelo <https://instagram.com/oficinas_musicais_ufrj?igshid=1do427uhhkp3t>. Já às quintas-feiras, o projeto atende aos dependentes químicos e familiares por meio do canal no Youtube ‘Educandário Social Lar de Frei Luiz: Lardefreiluizoficial’.