A partir das 12h desta quarta-feira (18), o transporte coletivo em Macaé não poderá transportar passageiros em pé. A medida visa a contenção da disseminação do coronavírus (Covid-19). A Resolução nº 001/2020, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, considera o Decreto Municipal nº 030/2020, que estabelece medidas preventivas contra a proliferação do vírus, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como pandemia.
A resolução vai ser publicada nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial do município, e também foi encaminhada à concessionária responsável pelo transporte público em Macaé.
A medida também leva em conta os casos suspeitos no município e o fato desta ser uma cidade de grande fluxo de pessoas. Além disso, o objetivo é diminuir o número de usuários por veículo no transporte público municipal: “e que os ônibus deverão circular apenas com usuários sentados, ficando proibido o transporte público de usuários em pé”, diz a resolução.
Para ciência de todos os usuários, visando o cumprimento da resolução, será fixado em todos os veículos de transporte público de passageiros o seguinte aviso: “SENHORES USUÁRIOS, CONFORME DETERMINADO PELO DECRETO 030/2020 E RESOLUÇÃO 001/2020 SEMMURB, VISANDO O COMBATE À PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS (COVID-19) ESTÁ EXPRESSAMENTE PROIBIDO O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS EM PÉ”.