O presidente do Verdão, Rodrigo dos Santos, está no Equador acompanhando do vice, Milton dos Santos. Parceria vai fortalecer ainda mais os investimentos nas categorias de base dos dois clubes - Divulgação

Convênio com o Club Deportivo Santiago de Pillaro foi assinado na tarde de ontem. Atletas brasileiros e equatorianos irão participar de intercâmbio entre os dois países

Enquanto não inicia as competições da temporada 2020, o Serra Macaense vem dando passos importantes para o seu futuro. Na tarde da última terça-feira (3), o Verdão assinou uma grande parceria com o Club Deportivo Santiago de Pillaro, do Equador.

O convênio entre os dois clubes tem como objetivo promover o intercâmbio entre os atletas brasileiros e equatorianos. Assim como o Serra Macaense, o time do Equador também tem como visão formar atletas. A nova aliança irá reforçar esse objetivo entre as duas agremiações pelos próximos anos.

O lançamento oficial aconteceu em um hotel local no Equador e foi transmitido, ao vivo, no Facebook. “Esse é um sonho que hoje se concretiza”, disse o presidente do Santiago de Píllaro, Gustavo León.

Durante a cerimônia, o presidente do Serra Macaense, Rodrigo dos Santos, comentou sobre a importância que essa parceria tem para o clube. “Nós estamos muito felizes porque sabemos que, a partir desse pontapé inicial, daqui a cinco anos muitas pessoas estarão lotando essa sala aqui para apresentar os jogadores equatorianos que foram para o Brasil através do nosso clube.

E da mesma forma, através do Club Deportivo Santiago de Pillaro, vão chegar vários jogadores brasileiros para que possam engrandecer ainda mais o futebol equatoriano. Estou muito feliz de assinar esse convênio”, disse ele, destacando o potencial da equipe equatoriana. “Ontem (dia 2), estive visitando os treinamentos e olhei para quatro anos atrás, quando nós éramos muito iguais. Hoje, estou aqui assinando o primeiro contrato internacional do Serra Macaense. Eu acredito muito nos jogadores equatorianos. Tenho pesquisado sobre o futebol daqui há mais de um ano. Tenho certeza que estamos começando a fazer história com os atletas daqui indo para o Brasil”, completou.

Rodrigo ressaltou também a importância de investir nas categorias de base. “Como estamos falando a todo momento em sonhos, isso tudo só é possível porque um dia eu sonhei em ser um dono de um clube de futebol e pude contar com a ajuda do meu pai, que comprou a minha ideia, e hoje nos tornamos um clube jovem. Fazem apenas quatro anos que estamos na gestão do Serra, que tem 10 anos de existência. Nós acreditamos firmemente que ele só consegue existir se investirmos nas categorias de base. O Serra investe muito forte nas categorias do sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Nossa equipe profissional trabalha apenas com jogadores de, no máximo, idade do sub-23”, explicou.

O mandatário do Verdão lembrou como surgiu essa parceria.

“Essa aproximação começou ano passado, através do Professor Cipriano Alexandre Valentim, um treinador muito respeitado aqui no país. Nos últimos 90 dias ele veio trabalhar em Píllaro e o presidente do Santiago é bem relacionado com as agremiações da cidade e região. É uma pessoa bastante respeitada. Com isso organizamos essa viagem para firmar a parceria através do convite recebido. Levaremos dois ou três atletas para jogarem conosco no Rio de Janeiro e enviaremos atletas para o Equador também, possivelmente para equipes de Série B e até A, como o Macará, Mushuc Runa e Técnico Universitário, que são da cidade de Ambato, na região de Píllaro. Estamos convictos que é mais um importante degrau no crescimento da marca Serra Macaense. Para ter uma ideia, neste momento, os clubes de Ambato lideram o Campeonato Equatoriano e o trabalho do Santiago de Píllaro é envolto à formação também, além de almejar subir de divisão para os próximos anos”, relatou o mandatário.