No início da semana, o canal extravasor da Lagoa de Imboassica precisou ser aberto para ajudar a escoar a água
A chuva que caiu na madrugada desta quarta-feira (4), deixou a população apreensiva devido a força da água que surpreendeu moradores. Em menos de 20 minutos, os bairros Sol Y Mar, Miramar, Campo d’ Oeste e Riviera Fluminense ficaram alagados.
Na Rua Argentina, no Campos do Oeste, uma capivara apareceu em via pública no meio do alagamento. A Rua Jonas Mussi, que inicia próximo ao Parque da Cidade até o bairro Sol Y Mar ficou alagada.
A Lagoa de Jurubatiba, que fica localizada no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, atingiu o nível máximo e a barra se rompeu. A forte chuva também atingiu a Escola Estadual Irene Meirelles, que fica localizada no bairro Imbetiba, e ficou sem aula na manhã desta quarta-feira.
Ruas no entorno da rodoviária de Macaé ficaram intransitáveis. Parte da Avenida Abreu Lima e da Rua Manoel Braga apresentaram bolsões d’água e motoristas tiveram dificuldades de trafegar na área central.
Na tarde de último domingo (1º), a secretaria de Ambiente de Macaé teve que abrir o canal extravasor da Lagoa de Imboassica para escoar a água em direção à Praia do Pecado com objetivo de evitar alagamentos nas ruas do bairro Lagoa e também na Rodovia Amaral Peixoto, que liga o bairro São Marcos ao Parque de Tubos.
Segundo a Defesa Civil de Macaé, de terça-feira (3) até quarta-feira (4) pela manhã, choveu 55 milímetros. Volume que já era esperado pelo órgão. Com a forte chuva o Rio-Macaé e o São Pedro aumentaram o nível em 3 metros e atingiram a cota de transbordamento.
Os dois rios se encontram no nível lilás, ou seja, de atenção máxima. No caso do Rio São Pedro, o nível chegou a 3,12 cm.