A democratização da comunicação no Brasil e uma melhor relação entre entes governamentais e imprensa foram os temas debatidos entre os presidentes das associações estaduais de jornais do interior em Brasília, na terça-feira 18 e quarta-feira 19, com uma agenda e pautas bem variadas, que teve início na parte da manhã com a reunião dos integrantes da Associação Nacional dos Jornais do Interior – Adjori/Brasil, entidade que congrega as Adjoris regionais, para tratar das ações da entidade e eleições da nova diretoria.
Já na parte da tarde, a comitiva liderados pelo presidente da Adjori/Brasil e Adjori/RJ, Paulo César Caldeira, acompanhado do diretor, Nelson Cardoso, juntamente com os presidentes das Adjoris, Santa Catarina, José Roberto Deschamps acompanhado do vice-presidente Valmoci de Souza e do presidente de honra, Miguel Gobbi), Paraná, Elísio Siqueira Júnior, São Paulo, Marcelo Sanazar (vice-presidente) e Espirito Santo, Gutemberg Santos de Souza, reuniu-se primeiramente, com o deputado Federal e Secretário da SECOM da Câmara Federal, o catarinense de Jaraguá do Sul, Fabio Schiochet (PSL). Na sequência uma audiência com o deputado Federal e coordenador da Frente Parlamentar Catarinense, Rogério Peninha Mendonça (MDB), acompanhado do deputado Federal, o catarinense, também de Jaraguá do Sul Carlos Chiodini (MDB) e do Senador catarinense, Dário Berger (MDB).
Ao ouvirem a exposição feita pelas entidades, os parlamentares, prontamente colocaram-se à disposição para colaborar no processo de fortalecimento da Mídia Regional, defendendo que estes jornais exercem um papel fundamental, para a comunicação dos poderes públicos com a sociedade. O deputado Peninha sugeriu a Criação imediata de uma Frente Parlamentar em defesa da Mídia Regional, e aproveitou para convocar o seu parceiro, ali presente, deputado Carlos Chiodini, para presidir esta Frente Parlamentar e pedindo também o apoio do Senador Dário Berger, também presente. Ambos aceitaram de imediato o pedido e se colocaram à disposição para colaborar, já que entendem, que esta ação será fundamental para o processo de fortalecimento deste meio.
O, presidente da Adjori/Brasil e da Adjori/RJ, Paulo Cesar Caldeira, expressou a intenção dos jornais locais em criar mecanismos de maior aproximação entre os governantes e a imprensa que atua fora das capitais. “Somos os maiores jornais dos médios e pequenos municípios brasileiros”, argumenta Caldeira.
A comitiva reuniu-se também com o Senador catarinense, Jorginho Mello (PL). O Senador ouviu atentamente nossa defesa argumentando da importância destes poderes, terem um novo olhar, para o reconhecimento da Mídia Regional. O Senador, defendeu que é a Mídia Regional a protagonista para fazer essa política dar certo, e enfatizou que a informação é matéria-prima da comunicação e deve ser feita com qualidade.
Na manhã do dia 19 em Brasilia, os diretores da Adjori Rio de Janeiro, foram recebidos pelos deputados Aureo, (Solidariedade), Christino Áureo (PP), Alessandro Molon (PSD), Vinícius Farah (MDB) e Felício Laterça (PSL), que prontamente colocaram-se à disposição para colaborar no processo de fortalecimento da Mídia Regional.