Boa parte dos resíduos acaba tendo como destino final as galerias pluviais
A previsão para esse ano é de um verão com temperaturas elevadas e também com alta incidência de chuvas. Um problema muito comum nessa época são os alagamentos. Em Macaé, muitos bairros e comunidades sofrem com esse problema. Em algumas localidades, bastam algumas horas para o nível da água subir.
No entanto, boa parte desse problema poderia ser evitado pela própria população. O que para alguns parece um gesto inofensivo, pode se tornar um grande transtorno.
O lixo descartado de maneira inadequada provoca, muitas vezes, a obstrução das galerias pluviais. Com isso, em vez de escoarem a água da chuva rapidamente, elas acabam se tornando um agravante para as enchentes.
É possível encontrar de tudo, desde copos plásticos, latinhas, papel e até pedaços de madeira. Basta andar pelas ruas e flagrar pessoas jogando lixo nas calçadas e em canteiros, ou mesmo arremessando resíduos pela janela dos veículos.
Muitos alegam que a falta de lixeiras pela cidade acaba levando ao desrespeito. No entanto, nada justifica tais atos. “Eu sou do Sul e noto uma diferença cultural enorme. Aqui é ‘normal’ as pessoas terem o hábito de jogar o lixo no chão, nos canteiros, até mesmo pela janela do ônibus eu já vi. Eu sempre carrego meu resíduo comigo até encontrar uma lixeira próxima. Às vezes levo até para casa se, por um acaso, eu não encontrar. As pessoas precisam cuidar mais da cidade, não apenas culpar as autoridades. É nosso dever como cidadão fazer a nossa parte também, porque no final esse ato se volta contra nós mesmos”, diz a estudante Ana Carolina.
Para manter a cidade limpa, além do serviço de varrição todos os dias, a população deve colaborar e não jogar nenhum tipo de resíduo na rua, rios, terrenos baldios ou qualquer outra área pública. Além das enchentes, esse lixo pode atrair animais como insetos e ratos, vetores de diversos tipos de doenças.
Além dos resíduos normais, a população também deve tomar cuidado com os materiais de construção. A orientação é para que eles sejam armazenados em local coberto, evitando que as chuvas levem os detritos até a rede de drenagem, causando obstruções, além de evitar que este material, ao atingir os rios através da rede, cause o seu assoreamento. Já o lixo doméstico deve ser colocado para fora de casa somente nos dias de coleta e dentro de recipientes com tampa.