O Procon aumentou o número de atendimentos no ano passado, passando de 10.681 em 2018 para 11.237 em 2019. De acordo com o procurador, Carlos Fioretti, 55,25% dos atendimentos foram para mulheres e 44,75% para homens. Serviços essenciais lideram a porcentagem de reclamação: são 37,7% incluindo energia elétrica, telefonia, água, esgoto e gás.
Assuntos financeiros ficam em segundo nas reclamações (27,91%); seguido de produtos (16,95%) e serviços privados (13,3%). “O Procon está disponível para receber todo consumidor que se sinta lesado e prestar as orientações e procedimentos cabíveis”, destacou o procurador.
Por faixa etária de comparecimento ao Procon, lideram consumidores entre 51 e 60 anos, somando 20,62%. Em seguida, de 31 a 40 anos, com 20,11%. Pessoas de 41 a 50 anos são os próximos, com 19,35% dos casos e consumidores de 61 a 70 anos, com 17,11% das reclamações. A faixa etária de 21 a 30 anos compreende a 11,72% das solicitações, pessoas acima de 70 anos registram 10,08% e jovens até 20 anos correspondem a apenas 1%.
Os top 15 de reclamações de consumidores são: Vivo, Ampla, Claro, Telemar, Tim, Casas Bahia e Ponto Frio, Bradesco, Oi Móvel, Sky Brasil, Banco Bradesco Cartões, BRK Ambiental, Cnova comércio eletrônico, Cedae, Itaú Unibanco, Embratel.
Atendimentos
O Procon Macaé funciona no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), situado na Avenida Presidente Sodré, 466, térreo e 5º andar, Centro, Macaé-RJ, de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 8h às 17h. Telefones 2759-0801 e 2765-8700. E-mail procon@macae.rj.gov.br.
O Procon Macaé possui ainda três postos avançados de atendimento: Sana (Agência do Macaé Facilita), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, telefone: (22) 2793-2781; Córrego do Ouro (Agência Macaé Facilita), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, telefone: (22) 2765-3344; Barra de Macaé (Agência Macaé Facilita em frente ao Estádio Cláudio Moacyr), terça-feira e quinta-feira, das 8h às 16h, telefone (22) 2759-5325.