Para atingir a meta de vendas são feitas liquidações dos estoques. Os descontos são principalmente nas lojas de eletrodomésticos e móveis
Os lojistas de Macaé estão aproveitando a última semana do ano para queimar seus estoques, a fim de receber os novos produtos de 2019. Para isso, a estratégia é a realização de liquidações com descontos especiais que chegam até 60% nas lojas de eletrodomésticos e móveis. Entre os itens mais vendidos estão os aparelhos eletrônicos, como TV, celular, tablets e artigos de informática. Já os lojistas de roupas e acessórios continuam garantindo boas vendas e congelando os preços até o fim do período de festas.
A maioria das lojas de vestuários e acessórios vem mantendo os preços, mas é possível observar algumas promoções. “Baixamos os preços, e isso tem chamado a atenção de muitos clientes. A promoção é para queimar os estoques até quinta-feira (2). O fluxo tem sido muito grande nas lojas, e tem surpreendido, porque geralmente depois do Natal a movimentação diminui, mas ainda está vindo muita gente comprar roupa para o Réveillon”, detalha a gerente de uma loja de roupas no Calçadão, Solange Coelho.
A presidente do Sindicato de Comércio e Varejista de Macaé. Mariah Conceição, afirmou que o surgimento de liquidações neste período, principalmente das lojas de eletrodomésticos e móveis, é normal, uma espécie de reação dos comerciantes que não atingiram a expectativa de vendas no Natal e daqueles que querem ter um bom faturamento.
Quanto ao saldo do período natalino, o lojista Joaquim de Castro relata que o balanço foi considerado regular, e que as vendas chegaram a 15%. Ele acredita que a expectativa foi alcançada. “A avaliação das vendas de dezembro e o balanço do ano de 2019 serão feitos na primeira semana de janeiro. A pesquisa que fizemos em outubro visava um acréscimo de 9% das vendas e atingimos além do esperado”, argumenta o comerciante.
Vendas de Natal foram superiores a do ano passado
Passada a euforia das vendas de Natal em 2019, o comércio macaense comemora os bons resultados. O volume de vendas superou as expectativas em relação a 2018.
A Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), traçou a projeção para o Natal de 2019 que era de 9 a 10% , mas o comércio macaense chegou a 20% de vendas este ano.
O comportamento do consumidor em 2018, segundo a Acim, foi bem diferente deste ano. Para a associação, no ano passado havia um clima de insegurança por conta da crise. Muitos diminuíram suas compras e ainda preferiram fazê-las à vista.
Em 2019, o cenário foi outro. A economia se estabilizou, os consumidores passaram a ter mais crédito. Foram fatores que favoreceram as vendas no último Natal, inclusive saques de FGTS, PIS, e 13º salário.
Para a Acim, isso contribuiu para que a economia movimentasse nesse período festivo que acabou superando a expectativa que deu um impulso para aquecer as vendas.