Cafe literário - Foto Divulgação


O  Colégio Municipal Olga Benário Prestes (São José do Barreto) está comemorando o reconhecimento do Projeto de Café Literário intitulado “Ser-tão Nordestino: onde falta água, sobra luz”,  desenvolvido no pelo professor de Língua Portuguesa e Inglês, Antônio Cardoso que  recebeu, recentemente, o Prêmio Paulo Freire,  concedido pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa  do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em virtude da premiação,  os alunos foram convidados pelo Grupo  Oficina  de Textos  Terra da Alegria (Gotta), de Campos dos Goytacazes,  a participar do  Sarau “Consciência e Liberdade”, na sede do  Instituto Federal Fluminense (IFF- Campos).

 

Na ocasião, universitários e profissionais da educação conheceram  o trabalho dos alunos de Macaé envolvidos no Café Literário, que  apresentaram  a canção “Luar do Sertão” e a declamação do poema “Ser Nordestino”, do escritor nordestino Bráulio Bessa.   O professor  Antônio Cardoso  também apresentou detalhes do projeto de Macaé, que ganhou a  categoria Experiência com alunos do Ensino Fundamental,  destinada a iniciativas pedagógicas com vistas à promoção de uma educação popular, socialmente referenciada e emancipadora. Esta área contou com a participação de 145  escolas no prêmio que homenageia um dos maiores educadores do país, referência mundial da área pedagógica e atual patrono da educação brasileira.

 

Em sua  quinta edição, o Café Literário,  que acontece desde o ano letivo de 2015 com apresentação de temas específicos,  tem como objetivo o incentivo da leitura, escrita e consciência crítica. No ano letivo de 2019, o destaque foi para luta dos povos indígena e negro. A homenagem ao professor e o reconhecimento do projeto pedagógico  desenvolvido na unidade  é motivo de orgulho para os diretores Márcio Fidélis e Delaine Miranda. “Este ano de 2019, foi maravilhoso. A escola foi destaque  na premiação Paulo Freire e XIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação  do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). Agradecemos a toda comunidade escolar”, pontuaram.