Liga vem lutando pelo reconhecimento do esporte amador no município e espera apoio do poder público, como incluir os campeonatos no calendário oficial da cidade - Divulgação/ LMD

Federação parabenizou a Liga e os clubes pelos campeonatos realizados esse ano, quando completou o centenário do futebol amador na cidade

Esse ano, a Liga Macaense de Desportos (LMD) comemorou o centenário do futebol amador na cidade. O calendário comemorativo foi repleto de campeonatos acirrados do início ao fim.

É notório do crescimento do esporte amador na Capital do Petróleo. A cada ano ele ganha mais força e adesão da população. O reconhecimento já chega até as grandes entidades, como a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).

Recentemente, a FERJ publicou uma nota em sua página oficial parabenizando a LMD e os campeões das competições em 2019. Além disso, ela divulgou a lista com todos os vencedores em seus respectivos campeonatos.

Na Série A, a Associação Esportiva Fúria levou o título esse ano. O Sinditob Esporte Clube foi o vice. Na série B, o Garra Futebol Clube e o Atlético Lagomar Futebol Clube foram os campeão e vice, respectivamente.

Já na Copa Macaé, o Esporte Clube Unidos da Aroeira conquistou recentemente o título. Surpresa da temporada, o segundo lugar ficou com o Futebol Clube Galáticos, que fez uma brilhante temporada.

A FERJ também fez questão de ressaltar as categorias de base. No Sub-11, o Morro de São Jorge foi o grande vencedor e o vice o Rio das Ostras. No sub-13, Clayton Futebol Escola – CFE e Pratas da Casa; no sub-15, Rio Das Ostras e Clayton Futebol Escola – CFE; e no Sub-17, São Francisco de Itabapoana e Barramares Futebol Clube.

O presidente da LMD, Wanderson Agostinho, que deixará o cargo no final do mês, ressalta a importância do reconhecimento de uma grande federação e, ao mesmo tempo, a falta de interesse do poder público em Macaé em investir no esporte amador da cidade.

“É triste saber que fazemos tanto pela cidade que amamos e não ter sequer uma publicação no site da prefeitura, nem mesmo no calendário esportivo do município a nossa competição faz parte. Apesar disso, estamos lutando para que essa realidade mude. Lutando para que Macaé abrace os nossos eventos, pois fazemos competições com o objetivo social, de intercâmbio entre os munícipes, ações que ajudam no combate à fome e torcedor sangue bom, onde todos os times fazem campanha de doação de sangue, o que de fato salva vidas. Mas ainda tem a prática esportiva, que é uma grande ferramenta contra a ociosidade dos jovens e adultos, mantendo os mesmos com espírito competitivo e recreativo de forma organizada e disciplinada”, avalia.

A Liga Macaense de Desportos foi fundada em 30 de setembro de 1942. A instituição é responsável pela regulamentação do Campeonato Macaense de Futebol de diversas categorias. Para acompanhar as novidades, o interessado pode acessar a página nas redes sociais: https://www.facebook.com/LMDMACAE.