A escritora Cintia Rasma ganha homenagem pela brilhante iniciativa de escrever o livro ‘Reino dos Iguais’
Livro de escritora de Macaé ganha homenagem e muitos elogios no Paraná. Trata-se da escritora Cintia Rasma, Professora e Bacharel em Direito – especializada no Direito da Criança e do Adolescente -, que lançou recentemente o livro ‘Reino dos Iguais’, que acaba de receber destaque especial na Escola Biodiversidade de Londrina, no Paraná, no último sábado (19), durante o evento Lettera 10, um encontro que une literatura, família e amor. Na oportunidade, a escritora ganhou homenagens pela brilhante iniciativa de escrever esta obra como instrumento de prevenção a todo tipo de violência gerada pela falta de respeito, constituindo a paz entre os homens.
‘O livro ‘Reino dos Iguais’ tem como foco principal ser um instrumento de prevenção ao Bullying, tratando princípios como respeito, tolerância, entre outros e foi uma das literaturas abordadas no evento que reuniu familiares e alunos da escola”, declara a escritora.
Merece destacar ainda que no momento Cintia Rasma está participando do II Festival de Literatura e Cultura de Macaé, que acontece durante esta semana (23 a 25/10 – 8h30 ás 20h) com seus livros ‘Toque do Bem’ (Prevenção ao Abuso Sexual) e ‘Reino dos Iguais (Prevenção ao Bullying).
A escritora acrescenta que ‘o livro ‘Reino dos Iguais’ traz a proposta educação para a paz, em meio a tempos de grandes conflitos entre crianças, adolescentes e até mesmo adultos, tem sido um grande aliado de pais e professores, pois o mesmo pode ser trabalhado tanto no ambiente doméstico quanto no ambiente escolar, por esse motivo tem tido uma grande aceitação por parte do público alvo.
Reino dos Iguais
O menino Tito vivia em um reino onde os membros brigavam o tempo todo. Motivo pelo qual ele sente vontade de morar em outro lugar. Ao sair em busca de um novo lugar, conhece um reino onde prevalece a harmonia e a alegria, mas logo nos primeiros dias, Tito se sente incomodado e volta para o seu reino. Porém, leva toda a mensagem que aprendeu no reino dos iguais e seu reino conhece a paz.
‘Toque do Bem’
No dia 14 de dezembro, Cíntia Rasma lançou o livro ‘Toque do Bem’, que conta a história da menina Lia que não entendia alguns toques que recebia do Sr. João. Esses toques não a deixavam feliz, porém ela tinha medo de contar para sua mãe, até que um dia a sua professora, Joana, fala sobre o toque do bem e o toque do mal, e então a Lia passa a entender o que estava acontecendo e nunca mais ela receberia o toque do mal. “Atingi o meu objetivo com esta obra, de tratar o tema abuso sexual infantil de uma forma lúdica e leve sem ferir a inocência das nossas crianças”, disse a escritora, informando que este livro tem atingido leitores no exterior, inclusive em Portugal e Estados Unidos..
Cíntia Rasma
Professora e Bacharel em Direito e especializada nos Direitos da Criança e do Adolescente, Cíntia Rasma revela que inciou a sua trajetória na área da Prevenção e Garantia dos Direitos Infanto-Juvenis no ano de 2007, na Secretaria Executiva da Infância e da Juventude, em Macaé, atuando como Coordenadora de Políticas Públicas. Na oportunidade, coordenou diversas campanhas educativas nas escolas municipais, escolas particulares e instituições. Os temas sempre pertinentes as reais necessidades de informação da criança e do adolescente, visando sempre garantir o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente no que diz respeito ao princípio do proteção integral, tratando temas como ‘Álcool e outras drogas’, ‘Erradicação do Trabalho Infantil’, ‘Prevenção a Gravidez na Adolescência’, e por fim ‘Abuso Sexual’, o qual tem se dedicado mais intensamente nesses últimos anos.
Pautada no princípio de que a orientação é a melhor prevenção, Cíntia acredita que a conscientização, através da informação e discussão, reflete consequentemente em números menos alarmantes no que diz respeito ao ‘ferimento’ dos direitos básicos e fundamentais de cada criança.
Autora da frase ‘Criança Protegida hoje, Sociedade Segura amanhã’, Cintia Rasma acredita que sendo a criança protegida desde a sua tenra idade a sociedade será beneficiada.
No ano de 2012, Cíntia, recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Macaé, pelas mãos do Vereador Júlio César de Barros, pelos serviços prestados ao Município de Macaé à frente da Coordenadoria Macaé Contra a Pedofilia, sempre acessível e comprometida na defessa das crianças. E desde então continua se dedicando a disseminar informações preventivas no intuito de combater a violência sexual contra as crianças, levando também a alguns municípios vizinhos, como Conceição de Macabu, Quissamã e Rio das Ostras, toda a proposta da Prevenção.