Assim diz a Lenda da Estrela Cadente: no início do mundo o céu noturno era praticamente vazio e sem brilho, pois nele só existiam a Lua e umas poucas estrelas. As estrelas se sentiam solitárias e passavam todas as noites olhando para a Terra. Elas viam belos rapazes nas muitas tribos da Amazônia e acreditavam que seriam mais felizes se eles viessem morar com elas no céu.
Os raios de luz das estrelas têm o poder de seduzir e encantar os moradores da Terra. Assim, todas as noites elas ficam piscando, tentando chamar atenção dos rapazes.
Quando a estrela percebe que algum índio está olhando para o alto, admirando sua beleza, ela desce à Terra e se transforma numa linda jovem. Num piscar de olhos vai ao encontro de seu admirador.
O índio, que já estava encantado só de olhar a beleza da estrela ao longe, fica ainda mais apaixonado na presença da bela moça. Depois de trocarem olhares, os dois começam a conversar e a namorar.
Eles passam o resto da noite juntos e antes do dia amanhecer a bela moça retorna para o céu levando também o jovem índio. Dessa forma o céu está cada vez mais cheio de brilho e beleza, pois a cada noite um jovem rapaz é levado para viver em companhia de uma brilhante estrela.
É por isso que de vez em quando uma estrela cadente risca os céus da grande floresta amazônica. Isso acontece sempre quando uma delas desce à Terra em busca de um grande amor, que depois é levado para viver para sempre no céu.