A Unamama chama a atenção da cidade com a realização do Outubro Rosa repleto de ações educacionais e de conscientização para reduzir o expressivo número de mortalidade por câncer de mama
Com a proposta de reduzir o expressivo número de mortalidade por câncer de mama, a União Macaense no Combate ao Câncer de Mama (Unamama) intensifica suas atividades, em Macaé, impulsionando o movimento popular internacional conhecido como Outubro Rosa, que é comemorado em todo o mundo.
Neste sentido, a instituição, em parceria com a Câmara Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), realizou, nesta quarta-feira (9), um dia de conscientização para a prevenção do câncer de mama com uma roda de conversa rosa, orientações, artesanato, serviços de saúde e atração musical, no Centro Cultural do Legislativo – Avenida Rui Barbosa 197, no Centro (calçadão).
O evento rolou animadamente em meio a bate-papo sobre Câncer de Mama a partir de diversos olhares das profissionais de várias áreas, contando com as presenças da mastologista Karina Crespo Schueler; a liderança feminina na política e ex-paciente de câncer, Marilena Garcia; a nutricionista Ana Carolina de Almeida; a advogada especializada em direitos dos pacientes com câncer e membro da OAB, Raísa de Barros; a comandante da Guarda Municipal de Macaé, Adriana Manilha; a representante do Núcleo de Atenção à Mulher, Jane Estanislau Roriz; a fisioterapeuta do Polo de Oncologia, Fabrine Souza; e a assistente social do Polo de Oncologia, Margareth Costa.
A programação foi realizada durante todo o dia com serviços no espaço interativo Saúde e Vida, de artesanato, massagem e maquiagem. A banda de Niterói Adametes, composta por mulheres ex-pacientes de câncer de mama, foi uma atração à parte, com um show musical de paródias envolvendo o tema.
Câncer de mama
Segundo Marilena Garcia, o nome Outubro Rosa remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Marilena Ressalta que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres de todo o mundo. No Brasil pesquisa divulgada pelo Inca aponta a ocorrência de 57.960 mil novos casos de câncer de mama no país.
“As ações de sensibilização são uma ferramenta importante para se fomentar uma mudança de atitudes, com vista a comportamentos mais comprometidos”, declara a ex-paciente, lembrando que no mundo todo, anualmente, 1 milhão de mulheres recebe o diagnóstico da doença. Em virtude deste cenário, em que o câncer de mama tornou-se uma doença global, renomadas instituições têm se reunido mundo afora para combater o problema e, principalmente, trabalhar o diagnóstico precoce da enfermidade, por meio de ações educacionais e de conscientização.
“Levando em conta esta realidade, a UNAMAMA promoveu a Roda de Conversa Rosa, sobre o tema ‘Câncer de Mama: Diversos Olhares’, um bate papo com especialistas de Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Direito e uma visão holística sobre a questão. A proposta foi debater, esclarecer, informar, sensibilizar, pois acreditamos que todos são potencialmente multiplicadores ativos nesta causa, concluiu.
Mais atenção aos pacientes!!!
Por outro lado, a Unamama, em parceria com a ACIM, promove uma campanha de conscientização nas lojas do centro da cidade, através de panfletos para os clientes e camisas personalizadas com o slogan “Eu me amo, câncer de mama tem cura”; que serão usadas pelos funcionários do comércio.
Outra atividade especial do Outubro Rosa é a valorização da beleza das mulheres, através da realização da Exposição Fotográfica, com as fotos produzidas no estúdio Photo On pelos fotógrafos Claudia Barreto e Rômulo Campos, que registraram imagens de 12 pacientes e ex pacientes de câncer de mama que são atendidos pelo SUS. Entre os participantes está um homem, Sr Lincoln Cadinelli. Todos foram produzidos nos salões de beleza Toni Bernardino, Enchantê Salon, Joel Beuth Center, Beleza, Bela Dona, e Salão UP. A Brilhato Biju emprestou os acessórios.
Nova Unamama
A Unamama passou por uma reestruturação e retomou suas atividades contando com a participação de macaenses voluntários sensibilizados com o número crescente de mortalidade por câncer de mama. A instituição funciona de segunda à sexta, das 13h às 18h, no Centro Cultural Magdá Garcia, sala 202, na Avenida Rui Barbosa, 435 (altos da loja ponto frio do calçadão), onde as pessoas são acolhidas e informadas sobre os serviços que necessitam e fazem oficinas de artesanato. No ano passado a Unamama realizou um jantar no Zé Gastronomia e com o recurso adquirido foram compradas cerca de 120 mamografias e doadas para as mulheres que procuraram a Unamama com pedido médico. Todas foram atendidas no Instituto de Medicina Nuclear.
Uma das idealizadoras da Unamama em Macaé, é a ex paciente Marilena Garcia. Ela conta que durante a atuação da Unamama foram beneficiadas mais de 10 mil pessoas, entre atividades, serviços médicos e apoios sociais, além de centenas de palestras atendendo cerca de 15 mil pessoas que se capacitaram como agentes multiplicadores na prevenção do câncer de mama. “A mamografia é um exame necessário para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama”.
Histórico da Unamama
União Nacional Solidária no Combate ao Câncer de Mama-MACAÉ, associação civil sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08.990.031/0001-49 em 08/08/2007, foi criada por um grupo de pacientes, familiares e voluntários do câncer de mama. Liderados pela professora e ex-paciente Marilena Garcia, que acumulou experiências como voluntária no Instituto Nacional do Câncer (Inca), onde também coordenou o programa Viva Mulher e no Ministério da Saúde, em Brasília, na área de Saúde da Mulher.
Artistas e personalidades de diferentes atividades do Rio de Janeiro reforçaram o time de apoiadores e colaboradores da UNAMAMA doando os cachês das imagens nas vendas das camisa. Entre eles: Ingrid Guimarães, Heloísa Perissé, Mônica Martelli, Ângela Vieira e seu marido o cartunista Miguel Paiva, os atores Gracindo Júnior, Herson Capri, e sua esposa a produtora teatral, Susana Garcia.
Em 2017, a Unamama realizou a Bicicletada, na Orla da praia dos Cavaleiros. Em setembro, através da parceria com a loja Babuska, a Unamama recebeu 10% das vendas das lojas do Centro e do Shopping para serem revertidos em mamografias. A instituição também promoveu eventos como o Abraço à Secretaria de Educação e o “Conversas de Calçada”, no Shopping Tropical Plaza. No mês de dezembro, a Unamama finalizou as atividades com o Bazar “Um toque de Vida”, realizado no espaço cedido pela Secretaria de Educação, onde foram vendidas roupas, acessórios e objetos doados para serem revertidos em fundos para compra de mamografia.
Em 2008 a Unamama, em parceria com o artista plástico e designer Cocco Barçante, criou o Painel “CUIDAR” (quatro meses de trabalho) criado e pintado pelo artista, e bordado pelas mãos de artesãs voluntárias dos grupos: Bordando o Futuro, da cidade de Itaperuna; Mulheres Reciclando, da cidade de Macaé; Bordadeiras de Natividade, da Cidade de Natividade; Marias Maré, da comunidade da Maré; Nós do Ponto Chic, de Nova Iguaçu; Osami, da Cidade de Deus; Artesãs da Serra e Florescer, da cidade de Petrópolis.
O painel “CUIDAR”, tem como madrinha a atriz Mônica Martelli e é exposto em instituições que trabalham em prol da luta contra o câncer de mama, visando conscientizar e dar esperança às mulheres que vivenciam e lutam contra este tipo de câncer.