Fiéis participaram de missas, apresentações musicais e palestras sobre diversos temas

Evento, considerado o maior da região, aconteceu no último sábado. Próxima edição será em setembro de 2020

No último sábado (28), centenas de fiéis lotaram o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho para participar do 4º Kairós Macaé, o maior evento católico da região. Essa edição teve como tônica a valorização da vida em todos os seus aspectos.

Alguns temas que estão em alta, como o suicídio e a ideologia de gênero, foram abordados. O evento contou com uma programação musical e foi encerrado com Missa e Adoração.
O Ministério Dom Bosco subiu ao palco às 14h, dando início às atividades cantando sucessos de ícones da música católica, como Adriana Arydes, Eliana Ribeiro e Anjos de Resgate. Os integrantes do grupo de São Sebastião do Alto (RJ) animaram o evento durante todo o dia, acompanhando o público nos intervalos entre as palestras, além da participação na Santa Missa e do Momento de Adoração ao Santíssimo.

No auditório do Centro de Convenções, Chris Tonietto, que é deputada federal e advogada católica, palestrou sobre a “Ideologia de Gênero”.

As relações de poder também foram objeto da apresentação feita por Alexandre Varela, no palco principal. Trazendo luz sobre “O impacto dos meios de comunicação nas famílias”, o jornalista afirmou: “O que o mundo precisa hoje não é de grandes profissionais, mas de grandes santos. O mundo precisa de santidade”. Durante sua fala, o coautor do site “O Catequista” abordou também os jogos de poder frutos das relações econômicas e políticas, e destacou que as bases da fé cristã são construídas no seio familiar, de onde saem os valores primordiais para uma vida reta e ética.

A Santa Missa foi presidida pelo Padre Lício Vale (Diocese de Miguel Paulista/SP), e concelebrada pelos Padres Gleison Lima (Pároco da Santo Antônio), Sérgio Vitorino (Pároco da São José Operário), Ricardo Schuller (Vigário Paroquial da Santo Antônio) e Luis Antônio Fernandes (Pároco da Nossa Senhora das Neves). Diante de uma numerosa assembleia, o Padre Sérgio Vitorino convidou à reflexão durante a homilia.

Na sequência da Celebração Eucarística, o Padre Lício Vale subiu ao palco para testemunhar sua própria história familiar, falando sobre o fenômeno do suicídio. Reconhecido em todo país, e membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio – ABEPS, o sacerdote possui dois livros que fornecem conhecimento e instrumentos para identificar e prevenir o ato.

A Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Padre Luis Antônio Fernandes, encerrou o evento. Louvores e orações foram acompanhados pelo Ministério Dom Bosco, diante de muitos fiéis.

O Padre Gleison Lima, Vigário Episcopal do Vicariato Litoral e pároco da Santo Antônio (paróquia responsável por realizar o evento), agradeceu por mais uma edição do evento.
“Agradeço aos meus irmãos sacerdotes que estiveram presentes – incluindo aqui o Monsenhor Pe. José Luiz Bustamante que atendeu confissões durante a tarde -, aos voluntários, aos participantes, nossos apoiadores, órgãos e instituições municipais, e tantas outras pessoas, amigos que verdadeiramente se uniram a nós para que este dia fosse possível”, frisou.

O pároco explicou ainda o motivo da ausência do grupo Rosa de Saron, que faria o show de encerramento do 4º Kairós. “Estamos unidos em oração com nossos irmãos do grupo de Rosa de Saron, que a caminho de Macaé se envolveram em um acidente próximo à cidade de Aparecida (SP), onde fatalmente um peregrino acabou perdendo sua vida. Rezamos pela família e pelo descanso eterno deste homem, que a caminho da Casa da Mãe acabou por chegar à Casa do Pai”, disse.

Ao final, a data da próxima edição do Kairós Macaé foi anunciada: o maior evento católico da região acontecerá no dia 26 de setembro de 2020, sendo possível acompanhar todos os preparativos através do site www.santoantoniomacae.com.br e da página oficial do Kairós no Facebook (Facebook.com/kairosmacae).