Os 24 estudantes de diversas nacionalidades tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única ao participar da segunda edição do curso - Divulgação

O curso buscou avançar em pesquisas na área das ciências ambientais e tecnologia

Através de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Stavanger (UiS), da Noruega, 24 estudantes de diversas nacionalidades tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única ao participar da segunda edição do curso “Biodiversity: Giving value to the sustainable use of the environment”, que aconteceu entre os dias 3 e 9 de junho, em Macaé.

O curso buscou avançar em pesquisas na área das ciências ambientais e tecnologia, procurando, para isso, a integração acadêmica entre Brasil e Noruega e beneficiando, dessa forma, toda a comunidade científica participante, através da oportunidade da troca de experiências e saberes com colaboradores de outras nacionalidades em prol do desenvolvimento científico.

O principal objetivo do projeto foi proporcionar um ambiente comum de aprendizagem para jovens pesquisadores (mestres e doutores), fortalecendo a parceria no ensino superior e na pesquisa entre as duas instituições, garantindo que os alunos tenham as habilidades e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios futuros e, assim, consolidar e desenvolver colaborações educacionais e de pesquisa entre a UiS e a UFRJ no campo da tecnologia ambiental.

Além de estudantes e pesquisadores, o curso contou também com a participação de profissionais de outras unidades da UFRJ, como o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CCS), além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Durante uma semana, os estudantes tiveram aulas e participaram de oficinas sobre conservação e biodiversidade; metodologias voltadas para a compreensão da diversidade – das moléculas aos ecossistemas; economia de recursos ambientais e naturais; e instituições sociais, econômicas e jurídicas voltadas para a proteção e uso da biodiversidade.

Os parques naturais e unidades de conservação de Macaé e região foram visitados pelos alunos e docentes, propiciando aos participantes internacionais e nacionais uma visão mais integrada da rica biodiversidade local e da necessidade de sua conservação para as gerações futuras.

Os alunos puderam, ainda, participar do tradicional “Dia Mundial dos Oceanos”, no NUPEM/UFRJ, tendo a oportunidade de conhecer cerca de 20 projetos e estações interativas na área de conservação dos ecossistemas marinhos.

“Eu nunca imaginei que o NUPEM/UFRJ poderia se tornar um lar para mim e, realmente, um lugar como nenhum outro – e nem mesmo que as pessoas que eu conheço há uma semana poderiam significar tanto para mim. Agradeço muito por serem tão gentis, atenciosos e solidários. Eu aprendi muito com vocês e não posso agradecer o suficiente por tudo isso!”, avaliou Narges Karimi, estudante da Universidade de Stavanger.

Os organizadores do curso fizeram algumas avaliações no final do curso. “Na segunda edição, alunos e professores de 11 nacionalidades diferentes estiveram juntos durante uma semana interagindo e aprendendo sobre conceitos e intercessões entre os dois países, suas universidades, seus ecossistemas e suas diferentes realidades. Acredito que o curso atingiu plenamente seu objetivo e as duas universidades caminham a passos largos para estreitar seus laços e um futuro ainda mais promissor em suas colaborações”, declarou Rodrigo Nunes da Fonseca, diretor do Instituto NUPEM/UFRJ.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC), Fabio Di Dario, também avaliou de forma positiva. “Acho emocionante e muito recompensador ver como esse tipo de experiência internacional em nossa própria ‘casa’ tem o poder de transformar nossos alunos e alunas, ampliando os seus horizontes em apenas uma semana de convívio intenso. Além do aprendizado técnico, acho que uma das principais consequências positivas deste curso, principalmente com a forma com a qual ele é ministrado, é fazer com que nossos alunos percebam que existe um mundo de possibilidades quase infinitas a serem exploradas em praticamente todas as partes do mundo. Além disso, em cada edição bem sucedida do curso, há a promoção de uma maior integração entre nossas atividades e as pesquisas desenvolvidas na Universidade de Stavanger, na Noruega. Esse é um ótimo caminho para o desenvolvimento de um possível curso de pós-graduação integrando o Instituto NUPEM/UFRJ e Stavanger. Aguardo ansiosamente pela edição do ano que vem”, disse.

O projeto Nor-Bra2020 recebe apoio financeiro do Centro Norueguês para Cooperação Internacional em Educação (Norwegian Center for International Cooperation in Education – SIU), que apoia igualmente projetos em outros países, como China, Índia, Japão, Rússia e África do Sul. O SIU tem por objetivo apoiar conjuntos de pesquisa e fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação de ambos os países e promover a integração entre atividades de pesquisa e educação superior em todas as áreas acadêmicas.