Cerca de 70 voluntários vindos de Itaboraí e do Colégio Adventista de Macaé estiveram envolvidos na ação
Cerca de 150 pessoas foram atendidas na Feira de Saúde promovida pela Rede Adventista, realizada na manhã de terça-feira (21), na Praça Veríssimo de Melo, no Centro. No local foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicose, avaliação de aptidão física, espirometria e massagem terapêutica.
A aposentada, Maria da Conceição Araújo, diz que achou a iniciativa muito importante para os moradores da região que, como ela, encontram dificuldades para cuidar da saúde de forma regular. “Eu não tenho plano de saúde e isto para mim foi muito útil. Hoje eu fiz praticamente um checkup. Foi muito importante todos os exames e também tudo o que ouvi. Aprendi sobre a quantidade de líquido ideal para ingerir, os horários indicados e quais as partes do corpo em que precisamos tomar sol, e gostei muito do teste de aptidão física”, explica.
Durante a feira, os participantes receberam orientações sobre quais são os oito remédios encontrados na natureza e como eles ajudam na prevenção de doenças. Informações importantes que, segundo o morador André Luiz de Moura Marques, abrem “os olhos” das pessoas para coisas simples do dia a dia. “Recebemos um papel informando dados corporal, e assim nós vemos exatamente onde precisamos melhorar. São pequenas coisas que precisamos ficar atentos, pois elas fazem a diferença”, completa.
Ao final do circuito de atividades, cada visitante da feira recebeu um livro “Esperança para a Família”. Mais exemplares desta literatura também foram entregues nas redondezas. “Nós trouxemos 4 mil livros falando sobre esperança para famílias e trouxemos um livro kids com uma linguagem direcionada para as crianças que também aborda este assunto. Entendemos que este é um tópico importante para a nossa sociedade hoje em dia”, explica Edson Erthal, um dos organizadores da atividade.
A obra de autoria de Willie e Elaine Oliver – ele, doutor em Sociologia da Família, e ela, especialista em Aconselhamento Familiar e Saúde Mental, trabalha os principais temas que abalam o círculo familiar e apresenta conselhos práticos para se lidar com eles. O título foi traduzido para 40 idiomas, e tem 50 milhões de exemplares.
A iniciativa da Feira de Saúde e da distribuição gratuita de literatura pertence à Rede Adventista (composta por Hospitais, Clínicas, Igrejas e Escolas espalhados por 130 países). Anualmente, a organização promove um programa voltado ao bem-estar das famílias chamado Impacto Esperança. Neste ano de 2019, o projeto deve mobilizar 2,5 milhões de pessoas em oito países da América do Sul.
Segundo Geovane Barbosa, pastor que coordena a Rede Adventista na região norte fluminense, as atividades continuam. “Neste final de semana, serão cerca de 15 mil adventistas envolvidos na promoção de feiras de saúde, distribuição de livros, visitação a orfanatos e demais atividades comunitárias em diversas partes de nossa geografia”, conclui.