odebateon-macaé
Os bairros mais afetados foram o Centro, Miramar, Parque Aeroporto e Aroeira.

Segundo a prefeitura, entre o final da tarde e o início da noite de quinta-feira, choveu 50mm em apenas uma hora

Mais uma vez o macaense viu a rotina ser afetada por conta das fortes chuvas que atingiu o município nas últimas horas. O temporal da noite da última quinta-feira (28), gerou grandes transtornos de norte a sul da Capital do Petróleo. Em nota, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Defesa Civil, informou que o volume de chuva registrado entre o final da tarde e o início da noite foi de 50 mm, em menos de 1h.

Foram registrados pontos de retenção de água em vários bairros. Os mais afetados foram o Centro, Miramar, Parque Aeroporto e Aroeira. “Desde o final do ano passado a chuva não vinha assim tão forte. O que frustra é que nada muda. O poder público deixa para tomar medidas emergenciais depois que a coisa acontece. Não vejo a prefeitura adotar nenhum plano de prevenção. A população também é outra que não tem educação. Jogam lixo na rua, entopem os bueiros e quando chove é isso que podemos ver. Toda vez a água entra na minha casa e me causa prejuízos. Eu já penso até em me mudar daqui”, diz uma moradora do Centro, que pede sigilo do nome.

macae-odebateon
O Hospital Público de Macaé (HPM) foi afetado com o grande volume de água. Parte do teto caiu na ala da maternidade e atingiu uma mulher grávida.

Na rodoviária, pessoas relatam que caminharam com água acima do joelho na tentativa de pegar o ônibus. “Quando saí, por volta das 17h30, já estava tudo alagado. Tive que voltar para o trabalho e esperar até depois das 20h para conseguir ir embora”, relata José, que mora em Barra de São João e trabalha em Macaé.

O Hospital Público de Macaé (HPM) foi afetado com o grande volume de água. Parte do teto caiu na ala da maternidade e atingiu uma mulher grávida. Em um vídeo gravado por uma mulher que também estava no leito do hospital, as imagens mostram infiltrações ao ponto de chover dentro do quarto onde estavam mulheres grávidas e recém-operadas. Segundo a Prefeitura, a gestante não ficou ferida e o atendimento médico e exames demonstraram que não houve prejuízos ao estado de saúde geral. “Ela, bem como os demais que estavam na enfermaria, foram realocados em outro espaço. O local afetado está interditado para receber reparos”, informou o município.

O Shopping Plaza Macaé também sofreu com o alagamento. Na praça de alimentação, clientes registraram o momento em que chovia do lado de dentro. Funcionários, em conjunto, se uniram para escoar a água com rodo. O trânsito também ficou prejudicado. Vias como as linhas Azul e Verde ficaram alagadas. Quem tentava voltar para casa buscava rotas seguras. “Não tem para onde ir. O jeito é esperar a água abaixar”, diz Maria de Fátima.

Segundo a prefeitura, as bombas estão ligadas para auxiliar no escoamento das águas. A tendência, de acordo com a Defesa Civil, é de redução do volume de chuva nas próximas horas. A Defesa Civil diz que está em estado de atenção em função da chuva e, se houver necessidade, a população pode entrar em contato pelos telefones 199 ou 2793-3846 (região serrana).

Cuidados em área de risco

A prevenção é fundamental para evitar tragédias em caso de acidentes. Caso o nível dos rios continue a subir, o risco de que a água invada as casas é grande, colocando em perigo a segurança de várias famílias.

Até a manhã de sexta-feira (1), o nível dos rios estava em estágio de vigilância, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Apesar disso, o cuidado deve ser redobrado, pois os níveis podem voltar a subir.

Além das famílias ribeirinhas, quem mora em locais onde há risco de deslizamentos (encostas) também deve prestar atenção. Alguns sinais podem indicar que o imóvel corre riscos de desabamento. Em casos de rachadura nos pisos ou paredes, estalos ou postes e árvores inclinados, recomenda-se que a pessoa saia da casa imediatamente e acione a Defesa Civil.