Na última semana, o jornal O DEBATE fez um flagrante na Linha Verde
Mesmo com o período de chuvas, as queimadas ainda continuam sendo uma ameaça ao meio ambiente em Macaé. Grande parte das vezes isso acontece de forma criminosa, ou seja, por intervenção humana.
Apesar de a incidência ser menor nessa época, casos ainda podem ser registrados na cidade. O mais recente foi na semana passada. Na tarde da última quinta-feira (21), a nossa equipe de reportagem presenciou um exemplo disso próximo a uma área de vegetação às margens da Linha Verde, próximo a Cidade do Samba.
Apesar de não se saber as reais causas do início do fogo, há uma grande chance de ter sido iniciado de forma criminosa. Pelo que a nossa equipe notou, em questão de minutos as chamas há haviam se propagado, o que gerou um dano ambiental. A fumaça chamou a atenção de alguns motoristas que passavam pelo local.
Além da degradação ambiental, já que essa medida pode contribuir para problemas como o aquecimento global, isso acaba piorando a qualidade de vida nas cidades, gerando problemas de saúde pública.
Essa fumaça tóxica polui o ar, que é inalado pelos humanos. A situação é ainda pior quando a umidade está baixa. A fumaça prejudica a saúde da população, principalmente de crianças e pessoas que sofrem de doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite alérgica.
Vale ressaltar que provocar incêndio é considerado crime, previsto na Lei nº 9.605/98. De acordo com o Art. 41, quando isso é feito em mata ou floresta, pode levar o infrator à pena de reclusão de dois a quatro anos e multa. O mesmo artigo ressalta que se “o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa”.
Denúncias de incêndios florestais podem ser feitas à Guarda Ambiental através do telefone (22) 99701-9770. Esse número funciona em tempo integral e também pode ser utilizado para a população denunciar casos de maus tratos a animais, invasões em áreas de preservação ambiental, desmatamentos no município e também solicitação para resgate de animais silvestres nas áreas urbanas.