Veículos serão utilizados pelos PMs que atuam pelo Programa Estadual de Integração na Segurança
Com o objetivo de aumentar a segurança no município, a Prefeitura de Rio das Ostras vai deixar a disposição da Polícia Militar quatro viaturas novas para ajudar no patrulhamento de toda a cidade. Os veículos serão utilizados pelos PMs que atuam pelo Proeis – Programa Estadual de Integração na Segurança, convênio firmado entre o Governo do Estado e o Município.
Os veículos ficarão baseados em pontos estratégicos, sendo um somente para ronda em Cantagalo, outro para Mar do Norte e outro para Rocha Leão. A quarta viatura fará ronda baseada nos locais que apresentam maior incidência criminal.
De acordo com o prefeito Marcelino Borba, esse é um investimento necessário porque a segurança em Rio das Ostras é um das prioridades. “Essas três localidades mais afastadas da área urbana do Município sempre foram abandonadas. Resolvemos priorizar essas áreas porque o tempo de resposta, em caso de uma emergência policial, é muito demorado por causa da distância. Com as viaturas baseadas nas localidades fica mais ágil o atendimento. O nosso governo trabalha por todos”, explicou o prefeito, lembrando que o efetivo do Proeis aumentará, nos próximos meses, em 20%.
PROEIS – O Proeis – Programa Estadual de Integração na Segurança é um convênio firmado com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que garante um aumento no efetivo de policiais na cidade.
Durante a vigência do contrato, 12 meses, os policiais recebem uma gratificação por período de 12 horas de trabalho. A coordenação dos PMs é feita pelo Município, de acordo com a necessidade das ações e a mancha criminal, que são as áreas de maior incidência de crime, apontada pelas autoridades de segurança.
No Proeis, os policiais militares trabalham em horário de folga mediante pagamento feito pelo município conveniado. Os PMs atuam fardados, armados, equipados e com as garantias do Estado em diferentes funções, desde apoio à Guarda Municipal no combate ao comércio irregular, fiscalização de trânsito, perturbação do sossego e em todas as ações que o município achar necessário.