Macaé entra agora na semana das celebrações de fim de ano, o que marca o encerramento definitivo das atividades de 2018. Com pontos facultativos já decretados pelo governo municipal, os próximos dias serão de pouco movimento nas repartições públicas, mas de grande procura por presentes no comércio local. Vale lembrar que neste domingo (23) e na segunda-feira (24), as lojas estarão abertas para atender os clientes.

Contribuição

Na quinta-feira (27), a Câmara de Vereadores vai colocar em votação o projeto do governo que institui a nova formulação da cobrança da taxa de contribuição da iluminação pública. Ao que tudo indica, não haverá reajuste, mas sim uma alteração de termos que passa a vigorar fora do Código Tributário. No entanto, conforme lei federal, qualquer mudança só poderá entrar em vigor após três meses de sua publicação.

Nomeações

Também na Câmara, crescem as expectativas sobre quais serão os nomes indicados para ocupar cerca de 30 cargos de assessoria ligados à presidência da Casa. Com a reconfiguração da Mesa Diretora, vereadores que votaram em Dr. Eduardo (PPS) agora querem repartir este bolo. Com o cerco cada vez mais fechado pelo governo, os parlamentares tentam agora ampliar as ações do gabinete, se voltando mais para as ruas.

Fiscalização

No Calçadão da Avenida Rui Barbosa, a equipe da Posturas com o apoio da Guarda Municipal tem apertado o cerco contra os vendedores ambulantes, que não possuem cadastro junto a prefeitura ou permissão para comercializar produtos no local. A repressão é importante, não apenas para acabar com a concorrência desleal com as lojas legalizadas, mas também para evitar que os consumidores comprem produtos piratas e sem qualidade.

Ordem

Nas praias, é preciso que as secretarias municipais de Ordem Pública e de Mobilidade Urbana promovam ações de orientação e de repressão a práticas que possam causar confusão. Motoristas embriagados utilizam aparelhagem de som em níveis insuportáveis, atrapalhando os demais frequentadores, especialmente os bares e os moradores. A situação é ainda pior entre os quiosques da Lagoa de Imboassica.

Serviço

Tem muita gente na cidade faturando grana extra com as festas de confraternização, que voltam a ser realizadas por empresas e repartições públicas. Mais modestos, os eventos sempre geram oportunidades para cozinheiros, garçons e churrasqueiros, “bicos” que farão a ceia de Natal de muitas famílias mais feliz. A tendência é que no Carnaval as contratações temporárias também ocorram, o que já ajuda e muito para quem está desempregado.

Dinheiro

De fato, nunca se arrecadou tanto em Macaé como nos últimos anos. Ao se aproximar da casa dos R$ 2,4 bilhões, o orçamento deste ano, consolidado pelo governo, supera e muito a previsão do governo para 2018, pouco mais de R$ 2 bilhões. Este é o reflexo da restruturação do mercado do petróleo, que após a recuperação do valor do barril, vai investir pesado para elevar a produção, tendo Macaé como base logística.

Vagas

É grande a reclamação dos motoristas que utilizam as vagas do Rotativo na área central da cidade. Como se não bastasse o desrespeito aos 15 minutos de tolerância até que seja cobrada a utilização da vaga, os condutores reclamam também de que parte dos parquímetros não está funcionando corretamente, algo que gera muita dor de cabeça. Como os equipamentos só aceitam moedas, também fica complicado achar trocados para pagar pelo uso da vaga.

Feliz Natal

Apesar de um ano cheio de desafios, com mudanças profundas, a equipe do Jornal O DEBATE deseja um Natal feliz e iluminado para todos os leitores e anunciantes. Que nesta noite tão especial, independente da crença ou da religião, que os corações de todos os macaenses possam estar voltados em pensamentos positivos, para que a vida de todos seja mais plena e próspera. Um Feliz Natal de toda a equipe de O DEBATE.