Problema estaria aumentando a sensação de insegurança no loteamento
Em tempos onde os relatos de violência só crescem, a falta de iluminação em algumas localidades em Macaé aumenta ainda mais a sensação de insegurança. Isso tem acontecido na Rua 7 no loteamento Jardim Franco, localidade onde a nossa equipe de reportagem esteve há algumas semanas. Entre os problemas levantados pelos moradores, está a necessidade de melhorar esse tipo de serviço no bairro. Segundo uma moradora, que pede sigilo do nome, a maioria evita entrar e sair de casa à noite por conta do medo da violência, que não é restrita apenas no bairro.
“A escuridão aqui no bairro é enorme. Vários postes estão sem lâmpadas. Tem meses que a situação está assim aqui e a gente fica com medo”, conta ela relatando que assaltos são recorrentes na região. “Inclusive ali no semáforo em frente a guarita do segurança roubaram há algumas semanas uma moto. Como eu também tenho uma, sempre me alertam aqui desse perigo. Falam para não ficar parada no sinal vermelho, principalmente sozinha”, relata.
Lembrando que o serviço de iluminação pública é de responsabilidade da prefeitura. A ENEL, empresa distribuidora de energia, faz apenas o recolhimento por meio da conta de luz e repassa o valor ao governo municipal.
O município é responsável diretamente pela substituição de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos e materiais que compõem o ponto de iluminação. A taxa de iluminação cobrada mensalmente é repassada para a prefeitura, que define o valor que será cobrado. Essa verba deve ser utilizada para investir e manter a iluminação em todo o município, como, por exemplo, troca de lâmpadas queimadas, instalação de novos pontos de iluminação, entre outros.
Procurada pela nossa equipe de reportagem, a prefeitura informou que ela disponibiliza o serviço do Disque-Luz. Por meio desse contato, o cidadão que quiser pedir serviços de reparos de iluminação pública pode passar mensagem para o número de WhatsApp (22) 99810-9845. O solicitante também pode ligar para o 156. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h. A ligação é gratuita quando realizada de um telefone fixo.
Para fazer o requerimento, é necessário que a pessoa informe o nome, rua, bairro e o número de residência mais próxima ao ponto apagado, intermitente ou piscando, ressaltando também quantos pontos apagados e a referência. Os prazos para atendimento e o número do protocolo são fornecidos