Mais de 20% do eleitorado não compareceu às urnas no primeiro turno
Com um resultado previsível, de acordo com as recentes pesquisas de intenção dos votos, o segundo turno em Macaé, que ocorre das 8h às 17h deste domingo (28), deverá ser pautado pelo aumento do percentual de abstenção do eleitorado.
Com 160 mil pessoas aptas a votar na cidade, de acordo com a Justiça, o primeiro turno das eleições deste ano em Macaé foi marcado pelo não comparecimento às urnas de mais de 40 mil eleitores, o que corresponde a 20% dos macaenses que possuem o poder de definir os rumos do Governo do Estado e da União.
Na disputa dividida entre Bolsonaro (PSL) e Haddad (PT) para a presidência da República, e de Wilson Witzel (PTC) e Eduardo Paes (DEM) para o governo do Estado, o resultado das urnas na cidade não deve apresentar uma mudança significativa. Mas vale lembrar que eleição sempre será marcada por surpresas.
No primeiro turno, Bolsonaro obteve 60.503 votos na cidade, o que representou mais de 55% dos votos válidos. Já Haddad somou quase 20 mil, cerca de 18%. Na disputa pela presidência, os votos brancos e nulos somaram quase 11 mil.
Já na batalha pelo governo do Estado, Witzel somou 36.165 votos, correspondendo a 38,16% dos votos válidos. Paes obteve 11.120, representando 11,75%. Os votos brancos e nulos somaram mais de 24 mil votos. Com a garantia de tolerância zero, a equipe do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manterá todo o aparato de fiscalização com o suporte das Polícias Federal e Militar. E isso é necessário mediante as denúncias de boca de urna que pautaram o primeiro turno em Macaé.