Foto: Divulgação

A data será comemorada com cerimônia online nesta segunda-feira (31)

A história de 27 anos de serviços prestados à Macaé pelo NUPEM será comemorada nesta segunda-feira (31). A celebração reúne autoridades, incluindo a Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho; do Prefeito de Macaé, Welberth Rezende; do Diretor do Instituto NUPEM/UFRJ, Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca, além de alunos, ex-alunos, professores e servidores, apresentando a brilhante trajetória da instituição.


O evento será realizado às 10h do dia 31 de maio, através do canal do Nupem\UFRJ do Youtube, oportunidade em haverá apresentação do novo site da instituição.

Segundo o diretor Rodrigo Nunes da Fonseca, haverá também sorteios de livros de autores do NUPEM UFRJ, via Instagram.

O Diretor Rodrigo Nunes da Fonseca lembra que o NUPEM/UFRJ foi a primeira Unidade Acadêmica da maior universidade do Brasil localizada fora da capital do Estado do Rio de Janeiro, e ressalta que, a partir de estudos pioneiros nas lagoas costeiras do Estado do Rio de Janeiro, foram identificadas novas espécies de animais e plantas que culminaram com a criação do maior parque natural de restinga do país, o PARNA Jurubatiba.
Dr. Rodrigo analisa a trajetória do Nupem e frisa que, nos últimos anos, o instituto expandiu suas áreas de atuação para educação, ciências sociais e saúde, se tornando um órgão multidisciplinar capaz de responder às demandas da sociedade a partir de pesquisas inovadoras de qualidade internacional com enfoque regional.


“O NUPEM formou mais de 400 biólogos, os primeiros mestres e doutores na área de Ciências Ambientais, realizou milhares de cursos de extensão com professores e alunos de Macaé e região”, informou.


E acrescentou o diretor do Nupem: “Todas essas realizações somente têm sido possíveis pelo esforço diário de seus professores, servidores técnico administrativos, alunos, terceirizados e moradores do Barreto, bairro no qual o NUPEM mantém constantes ações com escolas e associação de moradores. Por todo esse trabalho, o NUPEM/UFRJ pode ser considerado um modelo de Unidade Acadêmica e de uma nova universidade do século XXI, voltada para geração e difusão do conhecimento para a comunidade local. Vida longa ao NUPEM/UFRJ”, completou Dr. Rodrigo.