Na tarde desta terça-feira (11), a 123ª Delegacia de Polícia de Macaé realizou uma coletiva de imprensa para apresentar os índices de criminalidade do primeiro semestre de 2023. O delegado titular, Dr. Pedro Emílio Braga, anunciou que foram alcançados os melhores números da história desde 2003, quando os índices passaram a ser medidos pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ). Na coletiva estiveram presentes o comandante do 32º BPM, Marcelo Amorim Arêdes, o secretário municipal de Ordem Pública, Alan de Oliveira Lima, e Edilson Luiz dos Santos, coordenador do Segurança Presente Macaé.
Durante a apresentação, o delegado ressaltou a conquista de mínimas históricas nos quatro indicadores estratégicos do estado: letalidade violenta, roubos de rua, roubo de veículos e roubo de carga.
Em relação aos índices de letalidade violenta, houve uma redução de 58%. No roubo de rua, a queda foi de 35%; no roubo de veículos, a redução foi de 52%; e no roubo de carga, houve uma redução de 100%. Vale destacar que Macaé não registrou roubo de carga há mais de seis meses, o que é considerado um dado histórico para a cidade, que sempre enfrentou problemas nesse aspecto, principalmente devido à longa estrada que corta o município.
“Conseguimos atingir os menores índices históricos. Ou seja, levamos todos os indicadores ao patamar mínimo”, afirmou Braga, relembrando, ainda a operação “Estrada da Fúria”, na qual a Polícia Civil conseguiu prender uma quadrilha de roubo de cargas que atuava na região, em uma ação integrada com a Polícia Militar.
O ano começou com operações de combate ao roubo de veículos, resultando na recuperação de diversos automóveis e, a partir dessas ações, houve a redução dos índices. Além disso, foram realizadas oito operações nos últimos seis meses, resultando em 80 prisões apenas pela Polícia Civil, com destaque para operações contra homicídios e facções criminosas que atuam na cidade.
O delegado também destacou que nos próximos meses a cidade de Macaé continuará vendo diversas ações e operações integradas entre as forças de segurança que atuam em Macaé, visando ao avanço na segurança pública do município.
“Esses índices demonstram a qualidade do nosso trabalho, principalmente a união de forças, a integração entre as polícias civil e militar, a segurança pública, o programa Macaé Presente, além da população”, afirmou o comandante do 32º BPM, Arêdes.
O comandante também ressaltou que em breve será inaugurado o Batalhão de Ações com Cães, em Macaé. Ele destacou que os militares treinados com cães farejadores contribuirão ainda mais para a sensação de segurança na região.
Já o secretário de Ordem Pública enfatizou o compromisso de servir à população e colocar a cidade em um patamar de excelência. Ele destacou o apoio integral da prefeitura a todas as operações policiais.
Por sua vez, o Capitão Edilson, do Programa Segurança Presente, ressaltou o apoio da população fornecendo informações e confiando no trabalho das forças de segurança.