Consolidado como o maior evento de filmes franceses fora da França e somando mais de um milhão de espectadores no Brasil, desde a sua criação, o Festival Varilux de Cinema Francês desembarca nesta semana no país. Em sua 12ª edição, o Festival Varilux 2021 será realizado entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro em mais de 40 cidades brasileiras. Na bagagem, 17 longas-metragens ainda inéditos, quatro filmes em homenagem ao ator Jean-Paul Belmondo, uma oficina de roteiros e a presença de diversos atores que estrelam algumas das produções que integram a programação.
Em Macaé, a festa começa já nesta terça-feira, dia 23, quando será realizada a abertura do Festival Varilux apenas para convidados. Promotora do festival na cidade, a Aliança Francesa de Macaé organizou a exibição, a partir das 19 horas, do filme “Mentes Extraordinárias” (Presque). Dirigido e estrelado por Bernard Campan, o filme é uma comédia dramática que conta as aventuras de dois homens que dirigem de Lausanne para o sul da França num carro funerário. Em tempos de pandemia, a exibição no cinema do Shopping Plaza será realizada apenas para 60 pessoas, deixando vagos os outros 110 assentos do cinema como medida sanitária preventiva.
A atual edição do Festival Varilux de Cinema Francês será realizada em mais de 40 cidades brasileiras a partir da parceria entre empresas privadas como Air France e Club Med, e órgãos públicos como secretarias de Cultura e prefeituras municipais. Além disso, unidades da Aliança Francesa, Embaixada da França e distribuidoras brasileiras de filmes são parceiros indispensáveis para a realização do festival.
Aracaju, Araraquara, Balneário Camboriú, Barueri, Belém, Belo Horizonte, Botucatu, Brasília, Campinas, Campo Grande, Caxias do Sul, Cotia, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Jaboatão dos Guararapes, João Pessoa, Juiz de Fora, Jundiaí, Limeira, Londrina, Maceió, Manaus, Maringá, Natal, Niterói, Nova Friburgo, Palmas, Pelotas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Carlos, São José dos Campos, São Luiz, São Paulo Sorocaba, Teresina, Vitória e Vitória da Conquista são os municípios que receberão a mostra em 2021.
Na programação, estão obras premiadas e participantes de festivais como Cannes, Toronto, Veneza e San Sebastian. Diretores como François Ozon, Xavier Giannoli, Emmanuelle Bercot, Julia Ducournau e Jacques Audaiard são alguns dos diretores desta edição. Astros e estrelas como Catherine Deneuve, Sophie Marceau, Virginie Efira, Pierre Niney e jovens nomes da sétima arte como Sami Outalbali, Benjamin Voisin e Noémie Merlant também estarão presentes com seus mais recentes filmes. Como em outros anos, uma delegação francesa estará presente em São Paulo e Rio de Janeiro para apresentar seus filmes e conversar com o público. Pela segunda vez no Brasil, Philippe Le Guay, diretor de “Um Intruso no Porão”, é um dos convidados desta edição.
E para os fãs da série “Sex Education”, uma dica: o ator Sami Outalbali também estará no Brasil durante o festival. Ele virá participar de sessões de exibição do filme “Um Conto de Amor e Desejo”, premiado segundo longa da diretora Leyla Bouzid. Exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes deste ano, o filme foi escolhido como melhor filme do Festival de Cinema Francófono de Angoulême, ocasião em que Outalbali, por sua vez, levou o prêmio de melhor ator.
A mostra com os quatro clássicos em homenagem ao ator Jean-Paul Belmondo, no entanto, só será realizada no Rio e em São Paulo. O ator francês, verdadeiro ícone do cinema mundial, faleceu no mês de setembro deste ano. O Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros, por sua vez, será realizado apenas no Rio de Janeiro entre os dias 22 e 26 de novembro, e contará com a coordenação de François Sauvagnargues, diretor geral do Festival Internacional de Programação Audiovisual (FIPA).
Secretaria de Cultura fará parceria em Macaé
De acordo com Alexandre Azevedo, Diretor Geral da Aliança Francesa de Macaé, os filmes do Festival Varilux 2021 também poderão ser vistos através da parceria estabelecida entre o centro de idioma francês e a Secretaria Municipal de Cultura a partir do dia 9 de dezembro. A exemplo de 2019, quando a mostra foi realizada a partir da parceria público-privada entre a Aliança e a Secretaria de Cultura, a programação será de novo exibida ao ar livre para os macaenses, em locais a serem ainda definidos pela Cultura municipal.