A Coordenadoria de Ensino Permanente, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, oferece cursos para a capacitação dos guardas e demais profissionais da segurança pública, assegurando que estejam preparados para enfrentar os desafios da profissão, visando a melhoria dos serviços prestados à população na área. Os cursos são abertos a todo o efetivo da Guarda e também aos servidores da secretaria.

Está em andamento, desde 10 de outubro, o curso “Aperfeiçoamento em Segurança Pública”, que será encerrado em 17 de dezembro, com aulas ministradas às terças e quintas-feiras, em turmas entre 25 e 30 alunos, totalizando cerca de 500 guardas, e carga horária de 12 horas por turma.

O conteúdo programático é o seguinte: técnicas operacionais – patrulhamento e abordagem; legislação – direitos humanos, Lei Federal do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), Lei Municipal do Silêncio 5.186/2024, Lei Federal 13.022/2014 Estatuto das Guardas; e Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH-Tático) com primeiros socorros, técnicas de resgate de feridos e técnicas de preservação da vida em ambientes de conflito.

O coordenador de Ensino da Ordem Pública, Jeferson Vieira, informou que esse módulo é introdutório e o conteúdo será aprofundado em 2025 com a realização de quatro módulos com duração de três meses cada.



“Todo o efetivo da Guarda vai participar, pois faz parte das diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)”, disse.


A Coordenadoria foi criada pela Portaria 011 de novembro de 2022 e promove as ações de forma compatível com as atribuições da Guarda e baseada no Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos; no Estatuto Geral das Guardas Municipais; e na Constituição Federal.