Em um discurso na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (23), que o imposto sobre herança nos Estados Unidos é de 40%. No entanto, essa informação é falsa. O imposto sobre herança nos EUA varia de estado para estado, e o limite máximo é de 8%.
A fala de Lula foi usada para justificar um possível aumento no imposto sobre herança no Brasil. “No Brasil, o imposto sobre herança é nada, é só 4%”, disse o presidente, alegando que o baixo tributo desestimula doações para instituições como universidades e laboratórios.
De acordo com a CNN Brasil, apenas seis estados americanos cobram imposto sobre herança: Iowa, Kentucky, Maryland, Nebraska, New Jersey e Pennsylvania. Em nenhum desses estados o imposto chega a 40%, contrariando a declaração de Lula. Na maioria das vezes, a taxa máxima é bem inferior ao que foi mencionado pelo presidente.
Continua após a publicidade
Essa discrepância entre a realidade e a fala de Lula foi apontada por analistas como uma tentativa de justificar um aumento no imposto sobre herança no Brasil, usando uma comparação incorreta com a situação nos Estados Unidos.