Concerto faz parte do projeto “150 anos de Aurora Musical”

A cidade de Campos dos Goytacazes receberá no domingo, 21 de julho, a partir das 17h, a Orquestra de Sopros Nova Aurora para o segundo concerto do projeto “150 anos de Aurora Musical”. O evento acontecerá no Teatro Municipal Trianon com ingressos a 1 real.

A apresentação faz parte de uma série de espetáculos que circula por algumas cidades do interior do Rio – além da capital, promovendo cultura e música de qualidade de forma acessível. O projeto “150 anos de Aurora Musical” tem o patrocínio da Petrobras – através do programa Petrobras Cultural, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Governo Federal e o apoio institucional da Usina de Fomento Cultural.

Para esse concerto sinfônico, a Orquestra de Sopros Nova Aurora, com direção artística do regente Hélio Rodrigues, preparou um repertório com sucessos nacionais e internacionais, passeando por diferentes estilos musicais como MPB, Jazz, swing, entre outros. “Foi preparado um programa bastante diversificado, com um medley de canções do Frank Sinatra, estilo big band norte-americano, algumas trilhas sonoras de filmes conhecidos do público, como ‘E.T. O Extraterrestre’, ‘Tubarão’, ‘Star Wars’, e de musicais da Broadway, como ‘O Fantasma da Ópera’, por exemplo”, pontua Hélio. A apresentação contará ainda com a participação especial de músicos convidados: Felipe Braz, na flauta; Maurício Silva, na clarineta; Fernanda Morais, no violino, além do barítono Rafael Siano e da soprana Laura Duarte.

Composta por 55 músicos, a Orquestra de Sopros já realizou concertos em salas prestigiadas, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Sala Cecília Meirelles, e também apresentações nas cidades de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Possui instrumentos de alta qualidade, com timbres diversificados, arranjos próprios feitos sob encomenda e métodos de prática de orquestra e ensaios, produzindo uma sonoridade que em nada fica a dever a orquestras compostas por profissionais.

Além do concerto sinfônico, o público irá prestigiar no foyer do Teatro Trianon uma exposição biográfica que conta parte da história da Sociedade Musical Nova Aurora, indo desde a sua fundação na cidade de Macaé, passando pela criação da banda de música, transição para Banda Sinfônica em 2006, até alcançar o status atual de Orquestra de Sopros. Os presentes também poderão conhecer toda trajetória através dos livretos biográficos com os programas dos cinco concertos, que serão distribuídos ao público.

*Sobre a turnê musical*

As próximas apresentações da Orquestra de Sopros Nova Aurora será em Macaé, no dia 28 de julho, dentro da programação de festividades de 211 anos de aniversário do município; Rio de Janeiro, no dia 30 de agosto, tendo como convidado o cantor Flávio Venturini, no Theatro Municipal; e fechando a turnê em Rio das Ostras com a banda Raiz do Sana, no dia 07 de setembro. Todos os locais de concerto possuem acessibilidade, com rampas e banheiros adaptados às Pessoas com Deficiência (PcD) e intérprete de Libras durante a apresentação.

*Sobre a Sociedade Musical Nova Aurora*

Fundada em 8 de junho de 1873 na cidade de Macaé-RJ, a instituição é a mantenedora da Orquestra de Sopros e também atua como escola de música. A sede histórica da instituição sesquicentenária, nas cores de sua bandeira, azul e branco, foi construída em 1891, e está localizada no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, 551, no Centro de Macaé.