Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (3) pelo PoderData, do grupo Poder360 Jornalismo, mostra que somente no Nordeste a maioria dos eleitores considera o governo de Luiz Inácio Lula da Silva melhor que o de Jair Bolsonaro. Na região, 50% dos entrevistados preferem Lula, enquanto 36% o avaliam como “melhor”, 34% como “pior” e 10% consideram os governos iguais. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de maio, com 2.500 entrevistas em 211 municípios das 27 unidades da Federação, e possui uma margem de erro de 2 pontos percentuais.

Nas demais regiões do país, a percepção sobre o governo Lula é menos favorável. No Sudeste, há um empate técnico: 36% dos eleitores afirmam que Lula é melhor que Bolsonaro, enquanto 34% o consideram pior e 28% veem ambos como iguais. Este resultado destaca a divisão de opiniões entre os eleitores desta região, com uma ligeira vantagem para os que desaprovam o atual governo.

Continua após a publicidade
No Centro-Oeste, Norte e Sul, a maioria dos entrevistados avalia o governo Lula de forma negativa. No Centro-Oeste, 62% consideram a gestão petista pior que a de Bolsonaro, no Norte esse índice é de 56% e no Sul, 55%. Esses números indicam uma desaprovação significativa em regiões importantes do país, evidenciando o desafio de Lula em recuperar a popularidade fora do Nordeste.

A pesquisa destaca que, aos 17 meses de seu terceiro mandato, Lula enfrenta dificuldades para ampliar sua base de apoio além do Nordeste. Com a crescente insatisfação nas demais regiões, o presidente precisa desenvolver estratégias para reconquistar a confiança dos eleitores e lidar com a decepção de parte daqueles que votaram nele nas últimas eleições.