O perfil alegou que a ação tinha motivação de protesto contra a justiça brasileira, em decorrência do caso da estudante mineira Jéssica Canedo, de 22 anos
O site do Tribunal de Justiça do Tocantins ficou fora do ar neste domingo (21) durante a manhã e parte da tarde, em virtude de um ataque cibernético. Um perfil na internet, identificado como “Low Profile Zeus,” reivindicou a autoria desse ataque desde a noite anterior, através de uma postagem no X (antigo Twitter) às 21h07. O perfil alegou que a ação tinha motivação de protesto contra a justiça brasileira, em decorrência do caso da estudante mineira Jéssica Canedo, de 22 anos, que tirou a própria vida depois de ser v’ítima de fake news da Choquei, que disseminou de prints falsos de conversas com um humorista brasileiro.
O autor do perfil que reivindica a autoria do ataque se apresenta como integrante do Coletivo Internacional Anonymous, sendo conhecido como Azael, e já teria tentado invadir outros sites de instituições públicas no ano passado.
O Poder Judiciário do Tocantins confirmou a identificação de uma tentativa de ataque externo.