O Coral Clave de Sol e a Camerata de Violinos, ambos compostos por estudantes do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ, farão quatro apresentações durante o mês de dezembro, quando todas as famílias comemoram o Natal. No repertório, eles prometem um cronograma musical tradicional natalino, com canções contemporâneas e em inglês, que serão executadas a três vozes – soprano, contralto e tenores.
Abrindo o calendário de festividades, na sexta-feira (01), durante as comemorações natalinas do Shopping Plaza Macaé, os grupos se apresentam com um concerto a partir das 19h com entrada gratuita. Já nos dias 05 e 12 de dezembro, o Coral Clave de Sol e a Camerata de Violinos farão uma apresentação exclusivamente para as famílias do Colégio Castelo. No dia 16 de dezembro, a convite da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Macaé, os grupos subirão ao palco instalado no Boulevard de Natal da Praia Campista a partir das 20h para a inauguração oficial da decoração natalina da cidade. Quem prestigiar os eventos poderá ouvir músicas como “Vem que está Chegando o Natal”, “Oh Maria”, “Magnificat”, “Glória”, “Noite Feliz” e “All I Want for Christmas is you”.
“Teremos um repertório com canções sacras, folclóricas, eruditas e populares. O interessante é que o repertório foi sugerido pelos alunos, a partir do interesse deles e do que é ensaiado pelo grupo todas as semanas”, explica um dos responsáveis pelo Coral, o professor Hélio Junior.
Sobre o Coral Clave de Sol
Fundado em 1999 pela professora Laura Tinoco, o grupo de jovens coristas atualmente possui mais de 100 integrantes. São alunos do Colégio Castelo devidamente matriculados do 1º ano do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio. O coro também inclui uma Camerata de Violinos de aproximadamente 20 integrantes, estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. Em atividade desde março de 2023, a Camerata tem alcançado alunos, familiares e a comunidade local, além de representar o único grupo orquestral escolar de cordas friccionadas da região norte e noroeste fluminense.
Sob a regência da Prof. Msc. Priscila Sousa e do Prof. Dr. Hélio Júnior, ambos os grupos, além de relacionarem-se com os diversos projetos educacionais desenvolvidos durante o ano letivo, têm-se apresentado em eventos internos e externos à comunidade escolar. A educação musical no Colégio Castelo faz parte de um programa singular que perpassa o currículo escolar em reconhecimento ao valor da música para a educação integral, com base nos princípios norteadores estabelecidos por Dom Bosco, patrono da pedagogia Salesiana que também foi músico e compositor, tocando violino, piano e órgão. Além disso, para Dom Bosco, que dedicou sua vida aos jovens, a música representava um excelente veículo de comunicação entre as gerações mais experientes e a juventude.Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana