O Saque Calamidade, como é conhecido, é destinado aos afetados pelas enchentes e vendavais que assolaram a região
Em resposta aos recentes desastres naturais, moradores de São José do Norte e São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, têm até a próxima quarta-feira (08) para realizar o saque de até R$ 6.220,00 do FGTS. O Saque Calamidade, como é conhecido, é destinado aos afetados pelas enchentes e vendavais que assolaram a região, desde que o estado de calamidade seja oficialmente reconhecido pelo Governo. Os interessados devem solicitar o saque no prazo de 30 dias após o desastre, por meio do aplicativo do FGTS ou diretamente em uma agência da Caixa.
Para acessar o fundo, é necessário cumprir um processo que começa com a verificação das condições estabelecidas para a liberação do benefício. Este processo pode ser realizado por meio do aplicativo do FGTS ou presencialmente em agências da Caixa Econômica Federal, com a devida apresentação de documentação comprobatória, como comprovante de residência e documento com foto. Além disso, a prefeitura desempenha um papel importante ao fornecer documentação necessária, incluindo a declaração de calamidade e registros das áreas afetadas.
Encerrando a assistência aos cidadãos neste período difícil, a prefeitura facilita o processo ao compartilhar diretamente com o banco informações vitais, como mapas e registros dos locais atingidos. Esta medida visa garantir que a população impactada tenha acesso aos recursos necessários para reconstruir suas vidas. Para obter detalhes sobre o pagamento e mais informações, os interessados podem consultar o site oficial do FGTS.