Às vésperas dos 210 anos de emancipação do município de Macaé, celebrada em 29/7, o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) Macaé realizou uma atividade sociopedagógica com os adolescentes que cumprem medida de semiliberdade no local: uma visita ao Parque de Exposições Latiff Mussi, onde acontece a Expo Macaé.
Na quinta-feira (27), os jovens foram recebidos no Parque pelo prefeito da cidade, Welberth Rezende, e outras autoridades. Acompanhados da professora Giane Fortunato e do assistente social Antônio Jacques, ambos do Degase, os socioeducandos puderam conhecer o espaço, com direito a visita à Fazendinha do local, além de aprender também sobre um dos setores mais fortes da economia de Macaé: o agronegócio. O município, atualmente, é o maior produtor de grãos de todo o Estado.
Para a diretora do Criaad Macaé, Andréa Barcelos, essa foi uma oportunidade única para os adolescentes.
– A socioeducação esbarra em diversas realidades e contextos que a atravessam. Proporcionar atividades externas é uma forma de garantir aos jovens o direito de se apropriarem do território da cidade em que vivem, conhecendo e ocupando espaços em que muitas vezes estão conseguindo acessar pela primeira vez e que aumentam seu repertório experiências positivas – finalizou a diretora.
Por Degase