Câmeras de segurança registraram o momento em que o militar atuou para repelir ataques
Imagens de câmeras de segurança do Congresso Nacional mostram a atuação do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Fábio Augusto Vieira, tentando conter a invasão da sede do poder Legislativo no dia 8 de janeiro. O militar está preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes por suposta “omissão” no caso.
Às 14h43, as imagens do Congresso mostram que o coronel da PM Vieira estava acompanhado por três agentes. Ele corria atrás de seis manifestantes na área externa da edificação. Um minuto depois, ele já aparece caminhando na direção oposta, acompanhado só de outro policial, enquanto manifestantes estavam correndo ao fundo.
Dois minutos mais tarde, há um confronto entre um grande grupo de invasores e PMs, com os manifestantes arremessando cones de trânsito sobre os vidros da fachada do edifício. Ao mesmo tempo, Vieira aparece em conversa e gesticula com os manifestantes para que saiam para longe do prédio.
O relatório apresentado pelo interventor federal na segurança Pública do DF constatou que o Comandante Geral da Polícia Militar do Distrito Federal foi a campo para desempenhar suas funções operacionais e, de fato, esteve entre os policiais feridos durante o conflito com os depredadores do Supremo Tribunal Federal.
Veja o vídeo:
Por Portal Novo Norte