Com uma programação que potencializa a agroeconomia, atividades de turismo e entretenimento, a Expo 2022 foi aberta oficialmente no final da tarde desta quarta-feira (27) pelo prefeito Welberth Rezende, que estava acompanhado da primeira dama, Quelen Rezende e de sua mãe, Cirlene Rezende. Na mesma solenidade, o prefeito entregou a reforma do Parque de Exposições.
– Quero destacar a importância das pessoas que trabalharam para reconstruir esse espaço. Os portões foram refeitos, toda a pintura, o tapersal, os currais, toda a parte do pavilhão de leilões de equinos e bovinos, toda a parte estrutural é nova nesse espaço da agroeconomia e lazer – exemplificou o prefeito.
LEILÃO – Welberth informou que a rodada de leilão no sábado vai movimentar cerca de R$ 48 milhões. “Temos a previsão de 1,2 mil cabeças de gado no leilão, fora isso montamos com a Fecomércio a Desevolve RJ, que vai trazer empresas de toda a região e vai aquecer os setores de comércio, serviço e do ramo de petróleo”, citou.
A geração de doze mil vagas de emprego no ano passado e quatro mil esse ano na cidade foram apontadas pelo prefeito como o momento atual de Macaé, de construção coletiva. “Vamos começar a fazer as obras do Centro de Convenções, o estádio e o ginásio estão em obras, o Terminal Cehab, estamos recuperando 70 praças, devolvendo Cras, UBS na Malvinas, obra na Ilha Leocádia, na Aroeira”, enumerou.
Na abertura da Expo, o prefeito Welberth Rezende defendeu as políticas regionais. “Temos muito que avançar em políticas regionais, discutir saúde, segurança pública, desenvolvimento econômico”, frisou, lembrando de grandes obras chegando do comércio e da indústria.
Macaé terá Central de Distribuição de produção rural
O prefeito anunciou que Macaé vai abrigar uma Central de Distribuição de produção rural, que vai abranger três mil famílias. “Olhamos Macaé também como capital da agricultura, Macaé é o maior produtor de grãos do estado, 60% da produção do estado está aqui, somos o maior produtor de gado confinado. Macaé e Campos são os dois maiores rebanhos do Estado do Rio de Janeiro”, mencionou, acrescentando que investir em Macaé também como cidade do saber é uma das ações do governo. “Nosso negócio principal é óleo e gás, mas precisamos investir em outras áreas para que possamos avançar nestes setores”, classificou.
O presidente da Câmara, Nilton César Pereira Moreira, o Cesinha, estava acompanhado da primeira dama do Legislativo, Rosileny Moreira e analisou a importância do investimento em Agroeconomia. “É a retomada da economia da cidade. São mais de 14 mil frentes de trabalho criadas e exemplo da gestão do prefeito em parceria com o Legislativo”, afirmou.
A prefeita de Quissamã e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Fátima Pacheco, lembrou que a atividade de entretenimento foi a última a voltar após a pandemia. “Toda essa estrutura está botando comida na mesa das pessoas, promovendo o lazer, atividades e ofertas de diversos serviços”, apontou.
O secretário de Turismo, Léo Anderson, ressaltou o fomento da economia e do turismo com a Expo. “Depois de cinco anos, a Expo está de volta movimentando a economia, o comércio; as lojas de roupa estão vendendo, os salões de beleza estão cheios”, complementou.
Expo garante palco com artistas do município
O secretário de Cultura, Leandro Mussi, anunciou o palco “Arte por toda a Parte” com apresentação de artistas da cidade. Já o secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim, exaltou os eventos gratuitos como a mini fazendinha, com animais como pônei, mini vaca, faisão, patos, ganso, que atraem para visitação tanto crianças quanto adolescentes e adultos. “O laço campista, o torneio leiteiro e as competições da raça de cavalo Campolina e da raça de gado bovino Nelore complementam a grade de entretenimento”, constatou.
A Secretaria de Saúde montou tendas para vacinação contra Covid para pessoas acima de 12 anos e Influenza. “Vamos ficar todos os dias das 13 às 20 horas vacinando contra o coronavírus e a influenza”, realçou a coordenadora de Imunização, Mariana Gulão. As tendas da saúde também englobam aferição de pressão, glicemia e distribuição de preservativos.
Outra atração da Expo é a Feira de Artesanato com cerca de 20 técnicas artesanais diferentes como amigurumi, peças de decoração com reaproveitamento de madeira, pontilhismo, luminárias de cano de PVC, bonecas de pano, souvenirs de Macaé (camisas, ímãs, canecas), entre outras.
O Desenvolve RJ Macaé citado pelo prefeito ocorre de sexta-feira (29) a domingo (31). O SENAC RJ vai oferecer diversas palestras para empresários e empreendedores da região. O público também conta com ônibus extras, à noite toda, até domingo (31).
Reforma inclui galpões, pintura e novas pistas
O secretário de Obras, Felipe Bastos, informou que a reforma do Parque de Exposições contou com a recuperação de 19 galpões, sendo 13 de exposição de animais, dois de vaca leiteira, um de equoterapia, um de restaurante, um de agroeconomia familiar e um de leilões de animais.
Os serviços executados foram: a recuperação e a pintura das estruturas dos telhados; troca das telhas metálicas; recuperação das alvenarias, portões, dos bebedouros e das baias nos galpões de animais; reforma da cozinha e dos banheiros do galpão do restaurante, de leilões, e do galpão da agroeconomia familiar; calcação de piso cerâmico no galpão de leilões; reforma das instalações elétricas, com colocação de novas luminárias; climatização do galpão de leilões; e pintura geral.
Na área de entretenimento foi feita a reforma da pista de apresentação de animais, com serviço de terraplanagem e colocação de nova grama, novo cercamento e nova iluminação. Construção de uma pista de laço com o serviço de terraplanagem, muro de contenção, cercamento, currais, colocação de grama, areia adequada e iluminação foram realizadas.
Outras intervenções foram: reforma da mini fazenda com novos currais cobertos e estrutura específica para esses animais, construção de novos currais para atender às necessidades do galpão de leilões de animais, novo castelo d’água. Diversas outras obras foram realizadas como novas gramas em áreas degradadas; nova iluminação com instalação de luminárias e postes; recuperação e limpeza da rede de drenagem e da rede de esgoto, reforma da pavimentação e calçada de piso de intertravado, entre outras.
Por Janira Braga/ Pref. de Macaé