Foto: Divulgação

Macaé se prepara para realizar o tradicional desfile cívico em comemoração aos 209 anos da cidade. Além do retorno após o período da pandemia, outras novidades estão sendo preparadas pela Secretaria Municipal de Educação. Os alunos do Centro Municipal de Idiomas irão cantar o hino em inglês, haverá o navio de visitação da Marinha, e a participação da Lira dos Conspiradores.

A estimativa é que as escolas municipais, secretarias de governo e instituições da sociedade civil levem para a avenida cerca de três mil pessoas. A concentração para o desfile será às 8h, na rua Augusto de Carvalho com a rua da Igualdade, e o início do ato cívico, às 9h. O encerramento se dará na Avenida Agenor Caldas.

A abertura contará com a participação das corporações e instituições civis e militares da cidade. Após o hasteamento da bandeira que acontece na sede da prefeitura, o prefeito Welberth Rezende seguirá para a revista da tropa e abertura do desfile iniciando a programação de aniversário da cidade. O Navio-Patrulha “Macaé”, da Marinha do Brasil, estará aberto para visitação pública, durante os dias 29 e 30. No anfiteatro da praia de Imbetiba, uma feirinha de artesanato e gastronomia de rua será montada para atender ao público presente.

O tema deste ano é “Cuidar do ambiente é cuidar da gente. O amanhã depende de nós”, conforme proposta do Caderno de Orientações Pedagógicas (COP) da rede municipal de Educação. “Buscamos otimizar o desfile, que será formado por alas identificadas por faixas. A identificação não será mais por instituição. Também as leituras das apresentações serão feitas apenas por ala. Isso reduzirá o tempo de desfile, com duração prevista para uma hora aproximadamente”, destaca a secretária Leandra Lopes.

O secretário de Turismo, Léo Anderson, informou que toda infraestrutura necessária para realização do desfile com conforto, comodidade e segurança para a população está sendo providenciada.

Dez bandas marciais escolares participarão do desfile e a corporação musical Magnólia Ribeiro Barreto do município de Quissamã. Após os pelotões cívico-militares, o desfile será seguido pelas instituições que prestam atendimento a pessoas com necessidades especiais e os profissionais da educação veteranos.



As escolas virão logo após, na seguinte ordem por segmento: Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º), Ensino Médio (unidades da Região Serrana de Macaé e Educação de Jovens e Adultos. Por fim, as instituições de ensino superior, as secretarias municipais e as instituições da sociedade civil desfilarão. O evento será encerrado pelos grupos de esportes e Motoclube.

Por Waleska Freire/ Pref. de Macaé