Caso vença o Espírito Santo, Alvianil Praiano poderá conquistar a vaga com uma rodada de antecedência
Com grandes chances de classificação, o Macaé Esporte segue invicto e líder do Grupo A12 da Série D do Campeonato Brasileiro. Buscando garantir a vaga na próxima fase, o Alvianil Praiano encara neste sábado (19), o Espírito Santo, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES).
No primeiro duelo entre os dois times, em abril, o Leão levou a melhor ao derrotar os capixabas por 2 a 1. Enquanto o Macaé vive uma boa fase, o rival segue na lanterna do grupo com apenas um ponto.
Para se classificar com uma rodada da antecedência, o time precisa apenas de um empate. O sucesso para a boa fase da equipe, que enfrentou em 2017 dois rebaixamentos (Carioca – Seletivas e Série C para D do Brasileirão) pode ser associada à chegada de uma peça importante na equipe: o técnico Felipe Conceição, que traz em sua bagagem a passagem por um dos maiores clubes do país: o Botafogo.
“Temos quase 40 dias de trabalho, ainda estamos no processo de evolução. Mas o elenco todo se uniu para vencer todos os obstáculos que tivemos. Acho que o segredo é esse, a união. Queremos levantar esse clube”, disse o treinador em entrevista recente ao Globoesporte.com.
Para o goleiro Luís Cetin, um dos destaques no elenco ao salvar o time em vários momentos de perigo, o sucesso é resultado do trabalho coletivo. “Estamos no caminho certo, pensando sempre jogo a jogo. O mérito é de todos. Estamos trabalhando muito desde o início da Série D. Não somente os jogadores, mas também toda a comissão técnica e diretoria”, ressaltou em entrevista ao Futrio.net. “Temos que seguir trabalhando forte, da maneira que estamos fazendo e pensando sempre jogo a jogo, procurando evoluir a cada partida. Sabemos das dificuldades da competição e que falta muita coisa ainda para alcançarmos o nosso principal objetivo, que é o acesso”, completou.
Das 68 equipes que disputam a primeira fase, apenas 32 irão passar para a próxima etapa. De acordo com o regulamento, disponível no site da CBF, “os clubes que somarem o maior número de pontos ganhos ao final das duas partidas dentro de seus grupos estarão classificados para as fases seguintes”.
No final, apenas os quatro melhores, classificados na quinta fase (semifinal), garantirão o acesso à Série C em 2019.
Depois do Espírito Santo, o Macaé recebe em casa o vice-líder, Itumbiara, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, no dia 27, às 18h.